"ZÍNGARO" | SCHROEDER | REBELO | MITZLAFF - 4tet
Como se pode ler “entre linhas” é fácil pensar que também seja possível “ouvir entre sons” – levar o que normalmente não se está a ouvir ao nível de ser ouvido. Neste encontro cada músico parte da sua própria imaginação sonora, como base do discurso musical que tenta encontrar o seu reflexo nas fantasias dos ouvintes em termos de percepções de som.
O quarteto formado por Carlos “Zíngaro” – violino, Franziska Schroeder – saxofones, Pedro Rebelo – piano e Ulrich Mitzlaff – violoncelo cria musica que não se conforma com o “status quo” e os costumes de tocar e ouvir. As composições espontâneas baseiam-se nos “backgrounds” dos músicos que incluem a música contemporânea erudita, o free jazz e a livre improvisação.
O que vai ser apresentado neste concerto é uma música construída, por um lado a partir de texturas sonoras e linguagens que vivem da interacção instantânea, do uso de técnicas estendidas e eventos não idiomáticos, e por outro duma fragmentação de afirmações idiomáticas e de dinâmicas expressivas que contracenam com silêncios como um elemento compositor.
A música deste quarteto que joga com esses antípodas (opostos) e ambivalências vai surpreender o público, ultrapassando limites sonoros que permitem um outro entendimento das ideias musicais.
Carlos “Zíngaro” – violino
Franziska Schroeder – saxofones
Pedro Rebelo – piano
Ulrich Mitzlaff – violoncelo