Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

toquesdocaramulo.png

Projecto ‘d’Orfeu Crioula’ inclui vários concertos no arquipélago


Toques do Caramulo na Atlantic Music Expo, em Cabo Verde!


Uma comitiva d’Orfeu, que integra os músicos de “Toques do Caramulo” e “Reportório Osório”, parte a 28 de Março para Cabo Verde, para apresentar ambos os espectáculos em várias localidades da Ilha de Santiago, no âmbito do projecto ‘d’Orfeu Crioula’. A digressão culmina com o concerto de Toques do Caramulo na Atlantic Music Expo, em plena Cidade da Praia, a 7 de Abril.

A Atlantic Music Expo (AME), na sua 3ª edição, é uma feira profissional de world music dedicada às frentes atlânticas, unindo Américas, Europa e África. É uma iniciativa do Ministério da Cultura de Cabo Verde, em co-produção com a Womex (maior certame do sector a nível mundial), que acolhe anualmente centenas de programadores culturais de cerca de 30 países na Cidade da Praia. Nesta edição de 2015, Toques do Caramulo é o único projecto português seleccionado. O concerto terá lugar no primeiro dia do programa da AME, a 7 de Abril, no palco principal da Rua Pedonal, na capital caboverdiana.

Na semana anterior à participação na AME, de 30 de Março a 4 de Abril, diariamente, a d’Orfeu apresenta “Reportório Osório” e “Toques do Caramulo” noutros locais da ilha de Santiago, nomeadamente em Santa Catarina, Tarrafal e Praia. Trata-se do projecto ‘d’Orfeu Crioula’, desenvolvido em parceria com promotores locais caboverdianos e que foi apoiado pela Direcção-Geral das Artes no âmbito do apoio à internacionalização.

Esta dupla presença artística em Cabo Verde alarga as relações criativas da d'Orfeu a uma geografia com afinidades culturais, tendo em conta matriz e língua comum, valorizando as suas propostas no contexto do público lusófono, além da disseminação e possível mestiçagem de reportórios musicais de origem portuguesa num território com uma densidade de músicos assinalável. É também um contributo valioso para a projecção internacional da d’Orfeu, enquanto estrutura criativa, nomeadamente com a marcante presença na Atlantic Music Expo.

Sobre a Atlantic Music Expo:
http://atlanticmusicexpo.com/

Agendas da digressão em Cabo Verde:
http://www.dorfeu.pt/reportorioosorio
http://www.dorfeu.pt/toquesdocaramulo

http://www.dorfeu.pt/
http://dorfeu.blogspot.com/
http://www.facebook.com/dOrfeuAC


d’Orfeu Associação Cultural
Instituição Cultural de Utilidade Pública  |  Estatuto de Interesse Cultural  | Medalha de Mérito Cultural

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email