Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

reencontros.png

 

 

5 e 6 de junho – Palácio Nacional de Sintra

Abertura do ciclo “Reencontros”: “Sete Lágrimas” e “Capriccio Stravagante”

 

- Sexta-feira e sábado (dias 5 e 6): concertos e conferências

- “Sete Lágrimas” interpretarão Cantigas de Amigo de Martim Codax

- “Capriccio Stravagante”, dirigidos por Skip Sempé, interpretarão o programa “Os Virtuosos Itinerantes

 

Sintra, 1 de junho de 2015 – No primeiro fim de semana de junho (5 e 6) inicia-se o ciclo de música medieval e renascentista “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”, no Palácio Nacional de Sintra, com destaque para os concertos noturnos dos agrupamentos “Sete Lágrimas” e “Capriccio Stravagante”.

 

Sexta-feira, 5 de junho

O programa começa às 14h30 com um concerto comentado do Ensemble de Flautas de Bisel da Escola de Música do Conservatório Nacional, intitulado “Duo de Flautas”, na Sala Manuelina. Do programa do concerto constam canções e motetos dos Países Baixos para uma e duas flautas, da autoria de Orlando di Lasso, Jacob van Eyck e Jean de Castro. Este concerto é de entrada gratuita, mediante aquisição de bilhete para o Palácio (que pode ser visitado antes ou depois do concerto).

 

Às 20h00, ainda na Sala Manuelina, tem lugar a conferência “Do Jogral ao Músico de Câmara”, pelo musicólogo Manuel Pedro Ferreira, em que será sobretudo abordada a profissão de jogral e a evolução dos seus meios de afirmação artística. Esta conferência é de entrada gratuita, mediante capacidade da sala.

 

Às 21h30, no Pátio Central, tem lugar o concerto “Cantiga”, dedicado ao património musical português, de “Sete Lágrimas”, cujo programa se centra nas Cantigas de Amigo de Martim Codax, música da Diáspora e “torna viagem”.

O agrupamento é composto por Filipe Faria (voz), Sérgio Peixoto (voz), Pedro Castro (flautas, charamela e gaita de foles), Tiago Matias (vihuela, saz e alaúde), Mário Franco (contrabaixo) e Rui Silva (percussão histórica). Os bilhetes para este concerto têm um custo de 10 euros.

 

Sábado, 6 de junho

Neste dia é possível assistir ao concerto aperitivo do Ensemble de Flautas de Bisel da Escola de Música do Conservatório Nacional, intitulado “Duo de Flautas”, na Capela Palatina. Este concerto é de entrada gratuita, mediante aquisição de bilhete para o Palácio (que pode ser visitado antes ou depois do concerto).

                         

Às 21h30, na Sala dos Cisnes, tem lugar o concerto “Os Virtuosos Itinerantes”, de “Capriccio Stravagante”, que dará a conhecer algum do repertório de música franco-flamenga medieval e renascentista, presença transversal a todo o espaço erudito Europeu, incluindo Portugal.

O trio, composto por Skip Sempé (direção musical e cravo), Julien Martin (flauta de bisel) e Josh Cheatham (viola) é mundialmente conhecido pelas suas interpretações de música renascentista e barroca, e o programa que interpretará inclui obras de Francesco Maria Bassani, Bartolomeo de Selma y Salaverde, Giulio Caccini, Nicholas Lanier, Cipriano de Rore, Diego Ortiz, Giovanni Battista Spadi, Marin Marais, Tobias Hume, Thomas Campion, Jacob van Eyck, William Byrd, John Dowland e Thomas Morley. Os bilhetes para este concerto têm um custo de 10 euros.

 

Este ciclo, que decorre até 27 de junho, surge integrado na decisão da Parques de Sintra de dinamizar os Palácios sob sua gestão, e da parceria com o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal. Prende-se também com o objetivo de preencher uma lacuna ao nível da música medieval e renascentista, dado que não existe nenhum ciclo musical nacional centrado neste tipo de repertório.

 

A programação relaciona-se com as épocas áureas do Palácio Nacional de Sintra - medieval e renascentista -, e pretende revisitar o Palácio através da sua memória musical, recriando o imaginário sonoro que o terá habitado durante o período em que este era um espaço de eleição da Família Real Portuguesa.

 

Informações úteis

Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online, na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt e Postos de Turismo de Sintra e Cascais. Este ciclo musical é para M/6 anos.

 

O projeto “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”, com direção artística de Diana Vinagre, é cofinanciado pelo POR Lisboa – Programa Operacional Regional, conta também com o apoio da Escola de Música do Conservatório Nacional e do Instituto Gregoriano de Lisboa e com a Antena 2 como media partner.

 

Para aceder ao programa completo do evento, clique aqui.
Programa e biografia dos agrupamentos “Sete Lágrimas” e “Capriccio Stravagante em anexo.

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email