Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

 

 

A organização da quarta edição do festival de música eletrónica RFM SOMNII espera a presença de 80 mil espectadores, no sábado e no domingo, na praia da Figueira da Foz, onde foi instalado o maior recinto de sempre.

Para além do recinto, que cresceu 100 metros para norte e cobre agora cerca de 28 mil metros quadrados (o equivalente a quatro relvados de futebol de 11) entre o palco, instalado na praia do Relógio e o molhe norte do porto da Figueira da Foz, o RFM SOMNNI também aumentou a superfície dos ecrãs de vídeo (que ocupam cerca de 200 m2) e o número de efeitos de pirotecnia disponíveis nas atuações dos principais dj.

"O palco é o mesmo do ano passado [20 metros de largura, 12 de altura e 12 de profundidade], mas uma das novidades é o ecrã de vídeo que é maior, tem umas ‘pernas' e sai ao exterior, para as laterais do palco", disse à agência Lusa Miguel Portela, diretor técnico do RFM SOMNII.

A montagem, quer do palco, quer das torres de som e estruturas de iluminação utilizam, na base, ‘bidões' de água que pesam cerca de mil quilos (e que, em conjunto utilizam mais de 20 mil litros de água), mas também manilhas de betão, cada uma com mais de 500 quilos.

A organização disponibiliza ainda aos 15 dj do cartaz - que serão responsáveis por nove horas de música diária, entre as 15:00 e as 24:00 - um conjunto de equipamentos que carece da sua aprovação: "O ‘rider' técnico é sempre muito complexo, porque são muitos artistas, cada um com pedidos diferentes e tem de ser dividido por todos. Este ano foi mais fácil, porque melhorámos alguns equipamentos, ao nível da robótica e mesas de controlo do sistema de iluminação", frisou Miguel Portela.

Ao nível de outros pedidos, "barcos e outros objetos insufláveis para atirar para o público" lideram a lista de requisições dos principais dj.

Já o "mais difícil" na montagem do festival, cujos trabalhos duram cerca de uma semana e estão praticamente concluídos, acaba por ser o piso em areia e a dimensão do recinto, levando a que as máquinas e tratores que transportam o equipamento necessário se movam "com uma velocidade muito lenta", praia fora, frisou Miguel Portela.

"Cada máquina faz centenas de viagens entre o paredão e a zona do palco", adiantou.

No sábado, atuam os dj Nicky Romero (na foto), Dannic, The Chainsmockers, Kura, Moti, Julian Calor, Difee e António Mendes. No domingo, o cartaz integra Martin Solveig, Robin Schulz, Michael Calfan, Dubvision, Mackj, Djay Rich e André Henriques.

A organização do festival anunciou, entretanto, a realização de uma regata durante os dois dias do festival (intitulada RFM Sailing Race 2015) no mar em frente ao recinto, promovida em parceria com a autarquia local, Clube Náutico da Figueira da Foz, Clube do Mar de Coimbra e a Mentor - Academia de Desenvolvimento de Competências Pessoais, com a colaboração dos Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz e apoio da Administração Portuária Porto e Capitania do Porto.

A regata, de acordo com fonte da empresa Genius y Meios, do grupo Renascença, "procura divulgar as características únicas da Figueira da Foz, para a realização de provas náuticas, e da vela, em particular", e constitui uma "oportunidade única de aliar a música ao desporto, ao mar e ao sol e de oferecer um outro espetáculo" aos milhares de pessoas que estarão na cidade, durante o fim de semana.

As provas estão agendadas para as 14:30, em dois campos de regata distintos - um destinado à vela de cruzeiro, outro destinado às classes de vela ligeira. A RFM Sailing Race 2015 acolherá ainda a 4.ª etapa do Circuito Mondego da classe Optimist.

 

retirado do Sapo Música

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email