ENCONTROS
21 Maio . 22 Maio . 23 Maio . 24 Maio . 25 Maio .
26 Maio . 27 Maio . 28 Maio . 29 Maio . 30 Maio .
INSTALAÇÕES . CONFERÊNCIA . CURSOS E WORKSHOPS
Para consultar o programa completo do Festival sigam este link: Música Viva 2015 . programa completo
O Festival Música Viva completa em 2015 a sua 21ª edição e celebra os 30 anos da Miso Music Portugal, sendo que vai decorrer entre os dias 21 e 30 de Maio no O’culto da Ajuda em Lisboa. Uma vez mais e porque essa é a sua vocação mais profunda afirma-se como uma iniciativa integrada de fomento e divulgação da criação musical contemporânea, especialmente dedicada aos compositores portugueses e às relações da música com a tecnologia.
A assinalar os 30 anos da Miso Music Portugal e porque fomentar a criação musical portuguesa é a sua missão primeira, o Festival apresenta a mais alargada representação portuguesa de sempre com 50 obras de compositores portugueses entre as cerca de 70 obras que serão apresentadas durante o festival, num total de 18 concertos para além de instalações, dança, vídeo, poesia, cursos e workshops.
O concurso internacional de composição, o acolhimento da EASTN (European Art Science Technology Network) e a parceria com o MINSTREL proporcionam estreitas colaborações e residências com a presença de numerosos artistas e abrem de forma alargada o festival ao espaço Europeu.
A mostrar bem a vitalidade da criação musical em Portugal serão apresentadas 18 obras em estreia absoluta além de muitas outras em estreia portuguesa, num evidente confronto de ideias e estéticas, proporcionando novas possibilidades de experimentação, fomentando novos espaços de expressão e de aproximação com o público, multiplicando os encontros e dando lugar aos valores emergentes que apontam novos caminhos.
21 anos de Música Viva e 30 anos de Miso Music Portugal são naturalmente motivos de celebração, especialmente nestes difíceis tempos de resistência, mas esta festa apenas foi tornada possível pela generosidade de todos os criadores e artistas envolvidos a quem queremos expressar um imenso agradecimento.
Além destes devemos também agradecimentos a todos aqueles que abraçaram este projecto e o possibilitaram, pessoas singulares e instituições, nacionais e internacionais, sem o apoio das quais o Música Viva 2015, face à insuficiência de meios presentemente disponíveis não teria chegado a ser!
Para uma compreensão total do que seja música hoje, como desde sempre…