Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

melech.png

 

 

Formados no final de 2006 com João Graça no violino, Miguel Veríssimo no clarinete, André Santos na guitarra, João Novais no contrabaixo e Francisco Caiado na percussão, os Melech Mechaya são hoje apontados como a primeira e mais proeminente banda de música Klezmer em Portugal. A sonoridade do grupo de Lisboa e Almada inspira-se ainda na músicas portuguesa, balcânica e árabe, e Salvatore Esposito, da revista italiana BlogFoolk, considerou-os “um dos casos mais interessantes da cena musical portuguesa”.

 

Depois de dois discos lançados em 2008 e em 2009 – o EP “Melech Mechaya” e o LP “Budja Ba”, onde participam as Tucanas – os Melech Mechaya lançaram em Outubro de 2011 o álbum “Aqui Em Baixo Tudo É Simples”. Este registo conta com a participação da fadísta Mísia e do trompetista norte-americano Frank London, líder e fundador dos Klezmatics (vencedores de um Grammy em 2006). Referido pela revista Blitz como um dos melhores álbuns do ano, “Aqui Em Baixo Tudo É Simples” foi editado internacionalmente em Maio de 2012 e conquistou a crítica europeia com “a sua identidade musical própria” (Eelco Schilder, da prestigiada revista alemã FolkWorld). Em 2013 foi distribuído nos Estados Unidos, onde atingiu os lugares cimeiros dos topes de várias rádios, e foi nomeado para Melhor Disco Instrumental nos Independent Music Awards.

 

Em 2014 os Melech Mechaya editam o LP “Gente Estranha” novamente pela Ponto Zurca em Portugal e pela Felmay no resto do mundo. O primeiro single de “Gente Estranha” (o tema-título) tem a colaboração de Pedro da Silva Martins (Deolinda) na letra e de Jazzafari na voz. A fechar o lote de convidados deste trabalho está Amélia Muge, que deu letra e voz a “Querubim Barbudo”. O disco atingiu o 3º lugar no top de músicas do mundo do iTunes, alcançando o 17º lugar no top geral, e o single atingiu ainda o 14º lugar no MTV Blue Top. O teledisco do single “Gente Estranha” foi realizado por António Rodrigues, cineasta responsável pelos vídeos de “Dança Do Desprazer” e “Los Bentos”, filme que lhe deu o prémio Excellence In Directing Music Videos no International Film Festival of Cinematic Arts em Los Angeles.

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.