Redescobrir um oásis da biodiversidade Esta jornada culmina domingo, a partir das 10h00, nas imediações da Praia de S. Torpes, com uma acção de salvaguarda da biodiversidade, orientada pela Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha. A fronteira entre o Atlântico e o Mediterrânico – À descoberta dos monges eremitas da Junqueira é o tema para uma deslocação à antiga Provença, um mosteiro de Eremitas da Ordem de São Paulo da Serra de Ossa, habitado entre os séculos XV e XVII, a pouca distância do Atlântico, no limite do Parque Natural do Sudoeste Alentejano. Ainda hoje perduram traços dessa histórica presença, tão próxima como desconhecida, desde a ermida de Nossa Senhora dos Remédios, em ruínas, à fonte santa e às terras outrora cultivadas pelos religiosos. Nas várzeas fertilizadas pela ribeira da Junqueira existem habitats muito favoráveis à flora e à fauna.
Aqui, as dunas representam um ambiente de transição por excelência, marcando a fronteira entre as influências marinha e continental. A zona é fértil em sistemas dunares, sobretudo a sul da ribeira da Junqueira, zona com uma ocupação ancestral e, consequentemente, com uma história de modelação do solo em terra arável. Nas imediações de um dos maiores complexos industriais de Portugal, a central termoeléctrica de Sines, iremos à procura dos vestígios do mosteiro de Santa Maria da Junqueira, fundado em 1447. Como viviam e como interagiam os seus monges com o ambiente é o ponto de partida para um percurso de descoberta da biodiversidade local. Pretende-se, no futuro, recuperar e abrir à visitação este aprazível lugar.
De entrada livre, o Festival é organizado pela Pedra Angular e prolonga-se até 2 de Julho, realizando-se em Beja a sua última etapa.
Programa Sines Património 14:30 – 17:30 – Visita guiada ao Centro Histórico Local em destaque - Torre de menagem do castelo de Sines Ponto de encontro – Igreja Matriz de São Salvador Música 21H30 – As Afinidades Electivas: Mozart & Beethoven Local - Igreja Matriz de São Salvador ]W[ ENSEMBLE & Nicholas Rimmer Fagote Higinio Arrué Oboé Lucas Macías Clarinete Vicent Alberola Trompa José Vicente Castelló Piano Nicholas Rimmer 28 de Maio Biodiversidade A fronteira entre o Atlântico e o Mediterrânico – à descoberta dos monges eremitas da Junqueira 10H00 – Partida - Igreja Matriz de São Salvador
|