Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

 
terrassemsombra.jpg
 
A interacção entre o património edificado, a música sacra e a conservação da natureza são os traços que distinguem o Terras sem Sombra que conjuga uma acção sistemática de salvaguarda da biodiversidade com os concertos programados, educando, sensibilizando e actuando em prol da natureza.

A igreja matriz de Santiago Maior, uma obra-prima do Gótico quatrocentista, estreitamente vinculada ao Caminho de Santiago, será palco da Petite Messe Solennelle, de Gioachino Rossini, dirigida por Alberto Zedda, antigo director musical do Teatro alla Scala, de Milão, e uma das grandes figuras da música internacional dos nossos dias.
Prevê-se que esta Missa seja um espectáculo tocado pela magia e ofereça o ponto de partida para o passeio de biodiversidade que se realiza no dia seguinte ao concerto, no domingo pela manhã: De Santiago do Cacém a Santiago de Compostela - Conhecer, Salvaguardar e Valorizar o Caminho Português no Sudoeste.

Esta iniciativa percorre um troço histórico do Caminho de Santiago, nos arredores de Santiago do Cacém, ligando esta cidade ao antigo convento de Nossa Senhora do Loreto, outrora um importante apoio aos peregrinos vindos do Cabo de São Vicente.
O caminho é o grande protagonista da iniciativa – pelo que significa em si mesmo, pois caminhar na natureza é também uma forma essencial de alertar para o reconhecimento e a salvaguarda da biodiversidade, e pela ligação à antiga via de peregrinação a Compostela, o “Caminho de Santiago”, primeiro Itinerário Cultural da Europa.
A partir destas duas premissas, a acção propõe uma leitura atenta da paisagem e dos seus valores culturais e naturais, com realce para o montado, habitat através do qual discorre, e, muito especialmente, do sobreiro, referência primordial deste ecossistema, que hoje enfrenta um severo problema de declínio.
O montado, o sobreiro, a cortiça e tudo o que gira ao redor destes elementos constituem eixos privilegiados das acções do Terras sem Sombra. É de salientar que estamos numa zona que constitui uma retaguarda fundamental da plataforma industrial e portuária de Sines e de uma triangulação de três cidades: Santiago do Cacém – Vila Nova de Santo André – Sines.
O convento do Loreto, há longos anos em ruína, é circundado por uma extensa mata de sobro plantada pelos frades franciscanos no século XVI, uma operação florestal documentada. Urge recuperar os vestígios desta casa religiosa e do património a ela associado, tornando o local um ponto privilegiado de contacto com a natureza.

Recentemente o Ministro da Cultura manifestou o seu compromisso “entusiasta” para tudo o que significa o Caminho de Santiago e estão a ser feitos esforços de valorização do Caminho Português de Santiago, que pretende ver classificado pela UNESCO até 2021. O FTSS chama assim a atenção para o Caminho Português de Santiago no Sudoeste, alertando para o facto de que este não pode continuar a privilegiar-se, em exclusivo, os seus segmentos no Norte do País, sob pena de se amputar uma parte considerável da história das peregrinações na Península Ibérica. O Caminho de Santiago é um fenómeno redivivo no Alentejo e no Algarve e são cada vez mais os peregrinos que redescobrem a beleza e o alcance patrimonial e religioso das vias que se dirigem para Compostela.
 
De entrada livre, o Festival é organizado pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e prolonga-se até  2 de Julho. De Santiago do Cacém segue para Ferreira do Alentejo, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja, sob o título Torna-Viagem: o Brasil, a África e a Europa (Da Idade Média ao Século XX). Um hino ao Baixo Alentejo: à beleza dos seus espaços naturais e ao prazer da descoberta cultural.
 

Programa Santiago do Cacém

2 de Abril de 2016 [21H30]
Santiago do Cacém Igreja Matriz de Santiago Maior
Petite Messe Solennelle, de Gioachino Rossini

Soprano Isabella Gaudí
Meio-soprano Cecilia Molinari
Tenor Sunnyboy Dladla
Barítono Pablo Ruiz
Coro de Cámara de El Molino
Direcção coral Eugenia Durán
Piano-harmónio Ruben Sánchez-Vieco, Josu Okiñena
Direcção musical Alberto Zedda
 
3 de Abril [10:00]
De Santiago do Cacém a Santiago de Compostela: Conhecer, Salvaguardar e Valorizar o Caminho Português no Sudoeste
Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email