Os promotores do festival de música eletrónica RFM Somnii, que decorre a 11 e 12 de julho na praia da Figueira da Foz, esperam a presença de 80 mil espetadores no maior areal urbano da Europa.
Os DJ holandeses Nicky Romero e Dubvision e o português Kura foram hoje anunciados como as primeiras confirmações do cartaz do RFM Somnii, cujo recinto, instalado perto da orla marítima, será alargado pelo segundo ano consecutivo, mais 100 metros para norte.
De acordo com informação disponibilizada à agência Lusa pela promotora Genius y Meios, empresa do grupo Renascença, a extensão do recinto será a última e tem caráter definitivo, "uma vez que foi atingida a área total com possibilidade de ocupação, 26 mil metros quadrados", o equivalente a quatro campos de futebol. "A partir de agora, todo o investimento feito neste projeto será dirigido para a qualidade da experiência do público", indicou.
Um dos nomes hoje confirmados no cartaz, o produtor e DJ holandês Nicky Romero, 26 anos, foi considerado o 8.º melhor DJ mundial em 2014 pela DJ Mag, publicação de referência na área da música eletrónica de dança. O holandês sediado em Amesterdão trabalhou com nomes como David Guetta e Calvin Harris e é conhecido por ser autor do hit “Toulouse", de 2011, e de ter atingido o número 1 do top inglês com "I Could Be The One", em parceria com Avicii.
Já a dupla Dubvision é formada pelos irmãos Victor e Stephan Leicher, considerados as novas estrelas mundiais da música eletrónica. Começaram a carreira em 2010 e, até à data, assinaram já cerca de 40 trabalhos na área do house progressivo, entre singles e remixes, estes últimos de nomes como Afrojack, Dimitri Vegas, Sander Van Doorn, Martin Garrix ou Dvbss, entre outros.
Kura, 27 anos, natural de Leiria, o português mais bem classificado do top 100 da DJ Mag e considerado em 2014 o melhor DJ nacional, regressa ao palco do RFM Somnii onde atuou em 2013, ano em que o festival rumou à Figueira da Foz pela primeira vez.
Aludindo ao evento, denominado “O Maior Sunset de Sempre” e cuja apresentação decorreu hoje na Figueira da Foz, o presidente da Câmara Municipal, João Ataíde, lembrou que o RFM Somnii nasceu de uma "feliz parceria" entre o grupo Renascença e a cidade, manifestando-se "orgulhoso" por o festival ter crescido e se ter consolidado desde 2013.
"A Figueira da Foz agradece ao promotor o facto de ter celebrado um protocolo que garante a realização futura de, pelo menos, mais três RFM Somnii na cidade [incluindo a edição de 2015]. Este compromisso é um desafio para todos, mas também uma responsabilidade", frisou.
Já para Luís Salgueiro, diretor da Genius Y Meios, os objetivos para 2015 passam por melhorar a experiência dos espetadores no RFM Somnii e internacionalizar o evento, que conta com o apoio do Turismo Centro de Portugal na divulgação.
Os bilhetes para RFM Somnii estarão à venda a partir de hoje, com preços de 9,5 euros (um dia) e 15,5 euros (dois dias) em venda antecipada, até 31 de maio. A partir dessa data, os bilhetes para o público em geral custam 13 e 19,5 euros, para um ou dois dias, respetivamente.
Retirado de Sapo Música