Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Mário Laginha - foto de Bernardo Sassetti_web.jpg

 

 

Dia do Jazz: Mário Laginha em Estarreja com a Big Band Estarrejazz

Dia 1 de maio, o Cine-Teatro de Estarreja e a Big Band Estarrejazz associam-se, pelo segundo ano consecutivo, às comemorações do Dia Internacional do Jazz (30 de abril). Mário Laginha é o artista convidado deste ano e, além de contracenar com a jovem orquestra estarrejense, irá partilhar com Pedro Moreira os comentários ao concerto, procurando desmistificar a música jazz.

 

O alinhamento que marca a união do pianista com a Big Band Estarrejazz é composto por repertório do próprio Mário Laginha. Um “sair da caixa” para os 15 jovens músicos, afastando-se dos grandes standards de jazz que têm marcado os últimos concertos da Big Band. “A Lua Partida ao Meio”, “Fuga em Ré Maior” e “Coral” são alguns dos temas de Mário Laginha adaptados para orquestra, que se vão fazer ouvir na noite do primeiro de maio. Diretor pedagógico e musical, Pedro Moreira assume o comando da orquestra num concerto dialogante com o público. O formato “concerto comentado” mostra-se pertinente e complementa o trabalho de divulgação e fruição plena do jazz, informando o público e, consequentemente, aproximando-o desta manifestação artística nascida em Nova Orleães.

Impulsionada pelo compositor e pianista Herbie Hancock, em 2012 a UNESCO decretou o dia 30 de abril como Dia Internacional do Jazz, por ser uma expressão musical que promove a liberdade e o diálogo entre culturas. Em Estarreja, esta efeméride tem um sabor especial, não só por motivar a visita de Mário Laginha, mas pelo trabalho regular, ao longo de todo o ano, da Big Band Estarrejazz e organização do Festival que lhe deu nome. Desde o ano passado, o Dia do Jazz deixa a cidade mergulhar neste género musical mundial, chamando a comunidade a juntar-se aos seus improvisos.

 

A Big Band Estarrejazz tem contracenado com fortes nomes do jazz nacional, numa prova constante da sua maturidade. Depois da estreia, no Estarrejazz’13, a orquestra de jazz de Estarreja trabalhou com Marta Hugon e Maria João, tendo recebido rasgados elogios destas vozes femininas. O concerto com Mário Laginha, de elevada complexidade musical, é a prova viva da qualidade desta Big Band.

 

Catarina Vasconcelos
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Turismo

CINE-TEATRO DE ESTARREJA
Rua Visconde Valdemouro - 3860-389 Estarreja
Tel. (+351) 234 811 300 (Ext. 428)
Web www.cineteatroestarreja.com

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.