Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Catarina Pinho_Artwork.jpg

 

 

CATARINA PINHO EDITA ÁLBUM DE ESTREIA

 

Catarina Pinho, cantautora lisboeta de fusão de música portuguesa com música do mundo, lança já na primeira semana de maio o seu primeiro registo de originais, intitulado “Da Raíz do Coração”, em formato físico.

 

O disco, lançado com o selo da Music In My Soul e disponível em edição digital desde o início de abril, foi masterizado nos míticos estúdios Abbey Road e antecedido pelos singles “O Bairro do 7” e “A Manhã”.

 

Nascida a 21 de setembro de 1982, em Lisboa, Catarina Pinho, despertou para a música desde muito cedo. Aos 9 anos integrou pela primeira vez um grupo coral, e desde então nunca mais deixou de estar ativamente envolvida na música.

Em 2002 foi convidada para integrar o Grupo Coral Gospel 100 Vozes, com o qual atuou, como solista, em dezenas de Auditórios no continente e ilhas e nas mais prestigiadas salas da capital, Aula Magna, MEO Arena, Coliseu de Lisboa, entre dezenas de outras salas por todo o país.

 

Durante os dez anos seguintes, participou ainda nos coros Grupo Gospel de Lisboa, Faith Gospel Choir e Gospel Collective.

 

Em 2011, impulsionada por Tino Dias, tomou a decisão, há muito adiada, de compor e escrever os seus próprios temas. Assim, desta parceria que teve início em 2004, nasceu e começou a tomar forma “Da Raíz Do Coração”.

 

A sua formação é bastante eclética tendo passado pelo canto clássico, jazz, gospel, e Alexandre Technique, com professores de craveira internacional como Manuela de Sá, Maria Anadon, Bárbara Lagido, Paula Sousa, Carlos Ançã, Gui Destino, entre outros.

 

Atualmente, a par do seu trabalho como cantora e compositora, Catarina Pinho leciona a disciplina de canto, em reconhecidas escolas do concelho de Oeiras e Cascais, onde se mantém muito próxima da nova geração de músicos, partilhando a paixão pela música com crianças, jovens e adultos, o que lhe dá enorme prazer e imensa alegria.

 

No seu primeiro disco Catarina Pinho apresenta uma mescla das suas muitas influências musicais que se fundem numa voz repleta de Fado e de emoção. As escolhas instrumentais revelam uma predominância acústica que remete para a música tradicional portuguesa, com laivos de contemporaneidade, num flirt assumido com o jazz. “Da Raíz do Coração” leva-nos até à encruzilhada onde tantas influências são percorridas, se encontram e se voltam a perder...

 

Na voz, Catarina traz a esperança de viver das melodias que canta e abraça a sua herança, as suas raízes e o seu país, como um tesouro que lhe foi, um dia, confiado. Traz as estórias que os seus avós contavam, as lembranças de uma família humilde e turbulenta, as memórias da vida entre os invernos no subúrbio, e os verões no campo.

 

Em cada tema, existe a vontade profunda de partilhar com o ouvinte a incessante felicidade que a música e a vida lhe dá… Com as palavras que escreveu, anseia falar ao coração de quem as ouça e repeti-las vezes sem fim, seduzir como foi um dia seduzida pelos poetas e pelas canções.

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email