Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

carla pires.jpg

 

Apesar de ter apenas dois álbuns editados em nome próprio, “Ilha do Meu Fado” (2005) e “Rota das Paixões” (2011), e mais um com o Quinteto Amália, “O Fado em Concerto” (2002) a fadista Carla Pires tem já um historial impressionante e um percurso singular de espectáculos no estrangeiro, com cerca de 350 concertos efectuados em 21 países de quatro continentes.


Com passagem por inúmeras salas emblemáticas e de prestígio – Ópera de Graz,  Ópera de Gent (Bélgica), Queen Elizabeth Hall (Londres), DeLaMar Theater e Concertgbow (Amesterdão), Schowburg  Roterdamse (Roterdão), Rasa (Utreque), Cirque d’Hiver (Paris), Södra Teatern e Kulturhuset (Estocolmo), Expo Mundial de Aichi (Japão), Coliseo Carlos III (Madrid), Teatro Sólis (Montevideu) ou Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro) – Carla Pires actua, dia 21 de Novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em mais uma data do ciclo “Há Fado no Cais”, organizado pelo CCB e pelo Museu do Fado.
 
Neste espectáculo, em que se poderá facilmente perceber a razão do seu estrondoso sucesso nos palcos internacionais e o porquê das críticas entusiastas e enlevadas de quem a eles assiste, Carla Pires interpreta fados incluídos nos seus discos já editados e levanta o véu sobre o seu novo álbum, “Aqui”, que será lançado no início de 2016 e do qual Carla mostrará três temas. Um álbum em que o mote principal é Lisboa, embora não se deixe fechar nas fronteiras geográficas da cidade… Um enorme cais de partida e de chegada de fados e de outras músicas. Com ela, em palco, estarão neste concerto Guilherme Banza (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola), Vasco Sousa (baixo e contrabaixo) e ainda uma convidada muito especial, a bailarina e coreógrafa São Castro, que vai dançar o fado “Aprende o Meu Coração” (tema de Rosa Lobato Faria e Mário Pacheco).


São Castro ganhou recentemente o prémio de melhor espectáculo de dança 2015 da SPA com a sua coreografia “Play False” e partilhou o palco com a fadista nas apresentações de “Fado: Ritual e Sombras", também premiado na Holanda como o melhor espectáculo de dança de 2014. A coreografia é de Vasco Wellenkamp, a que Carla Pires deu voz.

 

Ainda este ano, Carla Pires actua – para além do CCB – no Cinema São Jorge, Lisboa (11 de Novembro, Concerto Solidário "O Fado Acontece”) e no Forum Romeu Correia, Almada (4 de Dezembro). No estrangeiro, participa no importante Festival Utopiphonies, em Louvain-La-Neuve, Bélgica, a 19 de Novembro, e, já em 2016, faz uma digressão de três datas em França, com espectáculos a 29 de Abril (Théâtre de Saumur), 30 de Abril (Vernoux en Vivarais) e 10 de Maio (Scène Nationale de Cherbourg). Integrada no espectáculo “Fado: Ritual e Sombras”, de Vasco Wellenkamp, canta em Amesterdão (Holanda) nos dias 26, 27, 28 e 29 de Novembro.

 

AGENDA 2015
Março
14- Ópera deGraz – Áustria
18- Ópera deGraz – Áustria
25- Ópera deGraz – Áustria
Abril
10- Ópera deGraz – Áustria
12- Ópera deGraz – Áustria
17- Ópera deGraz – Áustria
18- Ópera deGraz – Áustria
23- Ópera deGraz – Áustria
26- Ópera deGraz – Áustria
Junho
27- Festival  des Hautes Terres- Saint Flour (France)     
Julho
17- Garèoult  Jazz Festival - França
19- Abbey de Sylvanès – França
Agosto
14- Spittelberg Theater – Viena  de Austria
19- SAIL 2015 – Amesterdão - Holanda
28- Festival de VilleVieille - Salinelles –France

Novembro
11- “O fado acontece” –concerto solidário - Cinema S. Jorge - Lisboa
19- Festival Utopophonies - Louvain-la-Neuve- Bélgica               
21- “Há fado no Cais” - Centro Cultural de Belém , Lisboa
26- “Fado, Ritual e Sombras” De Doelenzaal, Amesterdão - Holanda
27-“Fado, Ritual e Sombras” De Doelenzaal, Amesterdão - Holanda
28-“Fado, Ritual e Sombras” De Doelenzaal, Amesterdão - Holanda
29-“Fado, Ritual e Sombras” De Doelenzaal, Amesterdão - Holanda
Dezembro
04- Forum Romeu Correia, Almada

2016
Abril

29- Théâtre de Saumur - França
30- Vernoux en Vivarais - França
10- Scène Nationale de Cherbourg - França



Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email