Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

bonssons.jpg

 

VENCEDORES DO CONCURSO
IDEASFORWARD: A EIRA VAI TER TECTO

 

Em parceria com o BONS SONS, a plataforma ideasforward lançou um concurso internacional de ideias para a criação de um espaço de acolhimento na zona do Palco Eira.

Dirigido a arquitectos e designers, este concurso decorreu entre 17 de Março e 8 de Maio e pretendeu envolver a comunidade criativa portuguesa e internacional na procura da melhor solução para aquele espaço, integrado numa aldeia e num festival com características muito particulares.

O júri do concurso, composto pelo director do Festival BONS SONS, Luís Ferreira, e por representantes dos Ateliers de arquitectura LIKEarchitects, Artéria e Pedro Novo, e pelo atelier de design multidisciplinar Pedrita, recebeu 25 propostas de 10 países: Portugal, Espanha, França, Suíça, Alemanha, UK, Grécia, Brasil, USA e Tailândia.

O primeiro classificado, além de ver a concretização do seu projecto já nesta edição do BONS SONS, recebe ainda um prémio no valor de 1.000€, uma vivência integral do Festival e a divulgação do projecto vencedor através dos parceiros de comunicação do BONS SONS e da ideasforward.

A equipa vencedora do concurso é composta por Orlando Gilberto-Castro e Tiago Ascensão, ambos provenientes do Mestrado em Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, que concorreu com o projecto TECTO.

A proposta partiu do valor simbólico da eira, enquanto polo agregador e de união da comunidade em torno de uma actividade de interesse comum e também enquanto local de produção de alimento, de subsistência e sobretudo de identidade.

O projecto concebido envolve uma estrutura de sucessivas faixas verticais suspensas com dimensão variável, feitas a partir de sacas de batatas. Estas faixas serão alternadas com um sistema de iluminação por gambiarras que remete para as tradicionais celebrações de rua. A estrutura conta ainda com aspersores de água que, adicionalmente à sombra proporcionada pelas faixas, aumentam a sensação de frescura deste espaço.

Esta composição fluida, pensada para optimizar o conforto e aliada à visibilidade do espaço, permitirá aos visitantes um ponto de sombra alargada e de refrescamento na continuidade da Aldeia para o espaço de concerto.

O segundo lugar do concurso de ideias foi atribuído a uma equipa de Paris e o terceiro lugar a uma equipa de Madrid. Também foram conferidas 12 menções honrosas a participantes de Braga, Hamburgo, Bordéus, Fátima, Lisboa (3), Santiago de Compostela, Lausanne, Porto, Torres Novas e Guimarães.

Todas as ideias a concurso premiadas podem ser vistas em:
http://www.if-ideasforward.com/#!bons-sons-15-en/cemt

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email