Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

chainho.jpg

 

 

25 de novembro | AMAC

Fado enCante – Mestre António Chainho & Monda

 

O Auditório Municipal Augusto Cabrita recebe, no dia 25 de novembro, pelas 22h00, o Concerto Fado enCante, com António Chainho & Monda. Tem como convidados especiais o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Barreiro” e o Grupo Coral Alentejano “Unidos do Lavradio”.

Ingressos: 10 €

M/6

VENDA DE INGRESSOS: AMAC (212 068 230) e Posto de Turismo do Barreiro (212 068 287).

OUTROS LOCAIS DE VENDA: www.ticketline.sapo.pt, Fnac, Worten, El Corte Inglés, C. C. Dolce Vita, Casino Lisboa, Galerias Campo Pequeno, Ag. Abreu, A.B.E.P., MMM Ticket e C.C. Mundicenter, Fórum Aveiro, U-Ticketline, CCB, Time Out Mercado da Ribeira, Shopping Cidade do Porto, Lojas NOTE, SuperCor – Supermercados e ASK ME Lisboa.

 

Fado enCante – Mestre António Chainho & Monda

O destino, agora.

Para lá de toda as geografias, estão os caminhos da alma, as histórias dos homens, por dentro da sua música. São essas histórias, do campo, da cidade, de trabalho e celebração que Mestre António Chainho e o projeto Monda reúnem num espetáculo de fusão e reinterpretação de dois géneros iconográficos portugueses elevados a Património Imaterial da Humanidade: o Fado e o Cante Alentejano.

A palavra fado vem do latim fatum, ou "destino". E talvez estivesse escrito no destino do Mestre António Chainho - nascido numa família tradicional alentejana de São Francisco da Serra, Santiago do Cacém - este encontro com o projeto Monda, que pratica uma abordagem contemporânea ao Cante Alentejano, misturando a composição tradicional com os novos sons da World Music.

Muito novo, Mestre António Chainho, começou por juntar a música de tradição rural com o Fado de Lisboa e mais tarde fundiu estas duas correntes musicais com outras "músicas do Mundo". Ao longo da sua carreira, deu voz própria à guitarra e levou-a por outras paisagens musicais em encontros com Paco de Lucia, John Williams, José Carreras, KD Lang, Teresa Salgueiro (Madredeus), Marta Dias, Filipa Pais, Maria Bethania, Elba Ramalho, Nina Miranda (Smoke City) e muitos outros artistas de muitas outras geografias. 

Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas, desenharam o projeto Monda através de uma aproximação clara às novas tendências musicais sem barreiras ou fronteiras demarcadas e próximo das gerações mais novas. Têm por espaço comum o Alentejo, onde a natural vontade de cantar e tocar as origens é cada vez mais uma certeza. O seu primeiro trabalho discográfico, com produção e direção musical de Ruben Alves, conta com as participações especiais de Katia Guerreiro, Rui Veloso, Tiago Oliveira e do Grupo de Cantadores de Portel.

Em “Fado enCante”, Mestre António Chainho - um dos "50 músicos mais influentes da World Music" segundo a revista internacional Songlines - e o projeto Monda, que reinventa e expressa a toda a riqueza das raízes do Cante Alentejano, muito mais que celebrarem dois Patrimónios Imateriais da Humanidade, exploram caminhos, encurtam distâncias e desenham um novo mapa na geografia da música portuguesa.  

 

CMB 2017-10-10

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.