Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

capa_final.png

 

 

ANAFAIA LANÇAM NOVO ÁLBUM

 

Já se encontra disponível nas principais lojas digitais o novo álbum dos Anafaia. Este é o segundo álbum de originais do grupo e é lançado hoje, dia 16 de Outubro, pela Music in my Soul. O trabalho homonimo apresenta-se a público com o single “Pastora da Serra”, um tema que ilustra bem a sonoridade tradicional e típica serrana dos Anafaia.

 

Do centro da Cova da Beira (Fundão), em 2010, nasceu o projeto musical Com’Tradições que, depois, deu origem aos Anafaia, ambos nascidos no berço do Homem do Saco – Associação de Artes Tradicionais.

 

Do árabe “an-nafaia” (primeiros fios do bicho-da-seda, antes da formação do casulo), Anafaia significa o princípio de tudo. Tanto quanto o primeiro fio é o princípio da teia que leva ao casulo, também a música tradicional, os cantares e os sentires das gentes são a raiz da cultura de um povo.


Os Anafaia apostam na recolha e na recriação de temas das beiras e das vidas das gentes da terra e na criação de originais, com inspiração no imaginário rural da Beira Interior, procurando conferir alguma contemporaneidade às melodias. Gostariam de ser avivadores de memórias, servindo-se de ritmos sonoros, temas e palavras encontrados nas cantigas beirãs, passados de geração em geração.

 

O reportório assenta em temáticas de raiz tradicional e popular – canções do imaginário rural, passados de geração em geração, com arranjos musicais simples.

 

Do álbum de estreia do grupo, “Anafaia com tradições”, destacam-se dois temas: “O Carvalhal é Nosso”, uma homenagem às “gentes da rama do castanheiro” da aldeia do Souto da Casa; e “O Pastor da Transumância”, um original apresentado no Chocalhos 2011, dedicado aos pastores que desciam da Serra da Estrela às planícies a sul da Gardunha.

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.