Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Noites de música gratuita no Museu do Chiado a partir de 5 de julho

Lula Pena inaugura, a 5 de julho, a nova temporada de concertos, gratuitos e ao final do dia, no Museu do Chiado, em Lisboa, e que se prolongará até agosto, foi hoje anunciado.


Lula Pena, que na semana passada atuou em Paris no programa "Chantiers d'Europe", abrirá a quarta edição desta série de concertos no Museu do Chiado, ainda acompanhada pelas canções de "Troubadour".

 

O álbum, eleito um dos melhores de 2010, apresenta Lula Pena a interpretar sete canções com guitarra acústica que atravessam o fado, a música brasileira e francesa.

 

A 12 de julho atuará o violinista Carlos Zíngaro, acompanhado de Carlos Santos, numa noite dedicada à música experimental e improvisada, e a 19 de julho no museu estará a fadista Aldina Duarte.

 

O programa deste ano terá apenas dois nomes estrangeiros, ambos da Guiné-Bissau, mas ligados a Portugal: José Braima Galissá, tocador de kora, que atuará no dia 26 de julho, e Mû, que se apresentará a 23 de agosto.

 

Braima Galissá, nascido numa família griot, que transmite os conhecimentos de kora (instrumento de 22 cordas) por várias gerações, vive em Lisboa desde finais dos anos 1990, onde deu aulas e criou o grupo Bela Nafa.

 

Mû é um compositor, cantor, multi-instrumentista e construtor de instrumentos guineense, que, sem perder a matriz africana, tem atua com regularidade em Portugal - recentemente com Lula Pena - e em Espanha.

 

O ciclo de concertos no Museu do Chiado incluirá ainda, a 2 de agosto, uma atuação em duo, do guitarrista Manuel Mota com o baterista Afonso Simões (dos Gala Drop), que deverá passar pela improvisação, e, no dia 9, Guilherme da Luz, com composições em torno de sintetizadores.

 

O cartaz completa-se, no dia 16 de agosto, com Tó Trips, guitarrista dos Dead Combo, e que lançou em 2009 o álbum instrumental "Guitarra 66", e a 30 de agosto com JP Simões, músico que acaba de lançar o álbum "Roma".

 

Os concertos acontecerão todas as sextas-feiras, às 19:30, e inserem-se no programa "Lisboa na Rua", da câmara municipal.

 

Rafael Toral, B Fachada, Éme, Lieven Martens, Sei Miguel, Red Trio, JP Simões, Jorge Lima Barreto e Kimi Djabaté foram alguns dos artistas que atuaram em anos anteriores nesta série de concertos.

 

Retirado do Sapo Música

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email