Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Dear Telephone editam «Taxi Ballad», álbum de estreia influenciado pelo cinema

Os portugueses Dear Telephone editam esta segunda-feira o álbum de estreia, "Taxi Ballad", uma música "austera nos arranjos", interpretada por duas vozes em diálogo, e que é influenciada pelo cinema, disse à Lusa o músico André Simão.


A banda de Barcelos surgiu em 2010, com elementos dos La La Ressonance e Astonishing Urbana Fall, e lançou em 2011 o EP "Birth of a Robot", com uma "agenda precocemente definida, que procurava não redundar em estéticas musicais já existentes".

 

André Simão, guitarrista e vocalista dos Dear Telephone, recorda que o grupo queria uma sonoridade que espelhasse "o mínimo de recursos formais e técnicos", assente na bateria, baixo e guitarra elétricas, mas com uma carga dramática influenciada pelo cinema.

 

O nome da banda é inspirado num filme de Peter Greenaway - "Dear Phone", de 1977 -, e na ideia do vazio, da ausência de comunicação, da distância.

 

O guitarrista descreve uma imagem para explicar o título do álbum e como funciona o processo criativo da banda: "Imagina alguém a sair de um táxi (amarelo, do imaginário cinematográfico norte-americano) no meio de uma cidade; é como uma espécie de espaço de meditação no meio do caos".

 

O caminho para aquela identidade - marcada por imagens cinematográficas - foi dado agora com o álbum "Taxi Ballad", "mais expressionista e ruidoso", interpretado por André Simão e Graciela Coelho, duas vozes que encarnam personagens em cada música.

 

"As duas vozes estão agora sempre em diálogo, são personagens que vão interligando histórias, conversas mais complexas", em torno daqueles temas, referiu, explicando que as letras do álbum são assinadas por alguém chamado H. Gonelightly, um heterónimo em nome de toda a banda-

 

Os Dear Telephone são formados por André Simão, Pedro Oliveira, Ricardo Cibrão e Graciela Coelho, que tem aqui a primeira experiência profissional na música portuguesa.

 

"Taxi Ballad", que inclui temas como "That violin lesson sucks", "Everything we know" e "Sunset print on postcard", será apresentado hoje no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no dia 11 no MusicBox, em Lisboa, e no dia 31, no festival Optimus Primavera Sound.

 

 

Videoclip de "That Violin Lesson Sucks":

Retirado do Sapo Música
Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email