Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Abril é o mês do jazz na Baixa-Chiado PT Bluestation

No mês em que se celebra o Dia Internacional do Jazz - a 30 de abril -, a Baixa-Chiado PT Bluestation recebe uma programação diária repleta de atividades gratuitas relacionadas com o género musical afro-americano que surgiu nos EUA no início do século XX. 

O programador deste mês na estação de metro de Lisboa é o Hot Clube de Portugal (HCP), o mais antigo clube de jazz da Europa, que desenvolve a sua atividade há 65 anos. 

Destaque especial para o dia 30 de abril, que a UNESCO declarou como Dia Internacional do Jazz, que é assinalado com uma ligação vídeo transatlântica entre Lisboa e São Paulo. Às 18h portuguesas (12h em São Paulo), os alunos do Hot Clube entrarão em diálogo direto, a partir da Baixa-Chiado PT Bluestation, com os alunos da Faculdade de Música Souza Lima, que estarão naquela cidade brasileira. Um concerto de comemoração do Dia Internacional do Jazz, num momento de união Portugal-Brasil, com seis horas de diferença horária.

Porque, como diz a direção do HCP, “o jazz acontece onde as pessoas estão”, a entrada é gratuita, todos os dias. Fique a par da programação:

Segundas-feiras, dias 1, 8, 15, 22 e 29, às 17h:
Live Combo: Concertos de jazz pelos alunos da Escola Luiz Villas-Boas
A abordagem a este estilo de música é feita nas suas várias correntes, desde o bebop ao contemporâneo, com base no trabalho posto em prática nas aulas leccionadas nesta escola. A Escola Luiz Villas-Boas tem apostado em apresentações de formações de alunos, em variados contextos, de modo a possibilitar a estes jovens músicos em formação  a experiência necessária para se afirmarem no meio profissional.

Terças-feiras, dias 2, 9, 16 e 23, às 17h:
All About Jazz: Desafios com oferta de entradas para o Hot Clube de Portugal 
Para aproximar o jazz de quem menos o conhece, serão propostos pequenos desafios aos passageiros da Baixa-Chiado PT Bluestation. Quem participar ganha entradas para o Hot Clube de Portugal. 

Quartas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24, às 12h:
Aulas abertas com professores do Hot Clube de Portugal
Para quem já sabe alguma coisa de música mas, sobretudo, para quem gostava de ter aulas com os professores de uma das melhores escolas de música do país: a do Hot Clube de Portugal. Às quartas, é-lhes dada a possibilidade de experimentar uma dessas aulas. Para se inscrever, envie uma mensagem privada em Facebook/PTBluestation. 

Dia 3: Aula aberta de guitarra com o professor Nuno Costa
Dia 10: Aula aberta de saxofone com o professor João Reis
Dia 17: Aula aberta de voz com a professora Vânia Fernandes
Dia 24: Aula aberta de bateria com o professor Pedro Felgar

Quintas-feiras, dias 4 (às 17h), 11 (às 10h) e 18 (às 14h):
Jazz Spot: Oferta de faixas de jazz
A ideia é começar ou acabar o dia a ouvir jazz. Faça uma pausa, vá ao hotspot musical que está à quinta-feira na estação e tome um café. Quem gostar mesmo muito de jazz e  disser onde ouviu este tipo de música pela primeira vez, tem direito a uma faixa em mp3. Pode escolher jazz contemporâneo ou mais tradicional. Há temas originais do Septeto HCP, da Orquestra de Jazz do HCP, de Dan Hewson e da dupla Nuno Costa e Gonçalo Marques. 

Sextas-feiras, dias 5, 12 e 19, às 18h:
Hot Clube convida...
Concertos com bandas emergentes do mundo do jazz, para ouvir antes da hora de jantar.
Dia 5: Aquarela Trio
Dia 12: Trio André Santos
Dia 19: Airbag

 

Retirado do Sapo Música

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email