Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Orquestra Clássica do Centro com concertos mensais em Coimbra

A Orquestra Clássica do Centro vai realizar mensalmente, até ao final do ano, um concerto em Coimbra, além de desenvolver um ciclo de conferências, debates e cafés-concertos com temas pedagógicos, anunciou hoje a direção.


Fonte da Orquestra, que é presidida por Emília Martins e dirigida pelos maestros David Lloyd e Virgílio Caseiro, adiantou que estão previstas outras atuações fora da cidade, na Semana Cultural da Universidade de Coimbra e no âmbito dos protocolos de colaboração assinados com instituições.

 

A Orquestra Clássica do Centro salientou, em comunicado, que, em 2012, "organizou ou coorganizou 129 atividades e em termos financeiros movimentou 370 mil euros".

 

"Quando outras orquestras têm por obrigação acrescentar 20% ao orçamento que recebem do Estado, a nossa associação tem multiplicado por muitas vezes mais os 175 mil euros recebidos da Câmara de Coimbra, não esquecendo que estes dois últimos anos foram os piores em termos financeiros", lê-se na nota.

 

Segundo a responsável da orquestra, citada no comunicado, o "fomento da cultura musical, o dimensionamento da vertente pedagógica e a apetência para ouvir e apreciar música erudita continuarão a ser os objetivos deste projeto".

 

"Navegamos já há quase 12 anos e parece-nos importante não desistir, pelas provas que o projeto já deu, pela capacidade de gestão financeira, pelos públicos que vamos criando, pelo profissionalismo dos que lhe estão ligados ", sublinhou.

 

Para o dia 21 de março, a orquestra tem previsto um concerto no Convento de Santa Clara-a-Nova, às 21:30, integrado no 25.º aniversário do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 

Segue-se a 19 de abril, no Mosteiro de Celas, às 21:30, um concerto de "Allelluias" com a participação do Coro "Capella Duriensis".

 

A 4 de maio realiza-se um novo concerto, desta vez no Pavilhão Centro de Portugal, onde a Orquestra está instalada, com a participação da Orquestra de OuroPreto, do Brasil, estando ainda previsto a edição de um CD.

 

Retirado do Música Sapo

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email