Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Português na final do International Songwriting Competition

Júlio Proença, falecido há 43 anos, é o autor da melodia que a fadista Carminho usou no tema «Folha»

O músico português Júlio Proença, falecido há 43 anos, e o angolano Waldemar Bastos, de 59 anos, estão entre os finalistas do International Songwriting Competition, na categoria World, escreve a agência Lusa.

Júlio Proença, nascido em Lisboa em 1901, é o autor do «Fado Proença», melodia na qual Carminho interpreta uma letra de sua autoria, «Folha», que integra o mais recente álbum da fadista «Alma», editado o ano passado.

A composição «Sofrimento», de autoria de Waldemar Bastos, do álbum «Pretaluz», de 1997, é outra finalista do universo da lusofonia.

Em declarações à Lusa, Waldemar Bastos afirmou-se «surpreendido» com a escolha. «Quem não gosta de ver o seu trabalho reconhecido?», disse o músico angolano que assegurou sentir-se «tranquilo e sereno», acrescentando em seguida: «Há quem esteja atento ao nosso trabalho, mesmo parecendo que não, e é também resultado de uma caminhada que se tem feito, e de uma entrega sincera».

O júri do International Songwriting Competition é constituído por um painel de 40 músicos, entre os quais Tom Waits, Jeff Beck, Robert Smith, Anoushka Shankar, McCoy Tyner, Alejandro Sanz, Suzanne Vega e Bill Evans, e 22 personalidades da indústria discográfica, como Angel Carrasco, Monte Lipman, Alison Donald, Bruce Iglauer e Leib Ostrow.

Entre os 14 finalistas, na categoria World, estão também Alex Kajumulo, da Tanzânia, Annette Philip, dos Estados Unidos, Marlon Forrester, da Austrália, e Joseph Villafranco, do Belize.

Rodrigo Leal, músico brasileiro radicado em Portugal, é também um dos finalista do International Songwriting Competition, na categoria de canções Rock. O filho de Roberto Leal e líder dos Noidz é o autor do tema «We Are The Future».

 

retirado do Iol Música

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.