Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

CCB propõe viagens gratuitas pela história do fado

A partir de 19 de janeiro, o Centro Cultural de Belém (CCB) inicia as "Viagens pelas Histórias do Fado", uma iniciativa de entrada livre (mediante inscrição prévia) orientada por Rui Vieira Nery.

O fado tem vindo a adquirir uma dimensão cada vez mais importante na vida cultural portuguesa e tem alcançado uma crescente projeção internacional, que culminou com a sua integração no elenco do património imaterial da Humanidade, decidida em 2011, pela UNESCO. 

Integrando de modo muito característico as artes da poesia e da música, quer de matriz popular, quer de matriz “cultivada”, e permitindo, ao mesmo tempo, uma grande liberdade na criação e na utilização das formas e dos conteúdos literários e musicais, o fado foi objecto de um protocolo de colaboração e de co-produção celebrado entre a Fundação CCB e o Museu do Fado.

Nesse âmbito, realizam-se diversas iniciativas nas duas instituições, que se prolongarão ao longo de 2013, incluindo concertos, cursos e conferências, com destaque para a criação de um prémio oferecido pelo Centro Cultural de Belém e pelo Museu do Fado, intitulado «David Mourão-Ferreira», que será atribuído, a partir de 2014, à melhor tese de mestrado sobre Fado e Literatura.

O primeiro momento desta colaboração tem inicio no próximo dia 19 de janeiro com a realização do curso “Viagens pelas Histórias do Fado” orientado por Rui Vieira Nery. O curso decorre na Sala Luís de Freitas Branco do CCB, de 19 e 26 janeiro e de 2 e 9 fevereiro, sempre entre as 17h30 e as 19h00. A entrada é livre mediante inscrição prévia que pode ser feita por e-mail (inscricoes.ciclos.humanidades@ccb.pt) ou telefone (21 361 24 08).

Para ficar a par de mais iniciativas no CCB dedicadas ao fado, basta passar pelo site oficial do espaço.

Retirado de Sapo Música
Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.