Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

«Inventus», o «disco de agradecimento» de Custódio Castelo


«InVentus» é "um disco de agradecimento às pessoas que me ajudaram a crescer e a sentir melhor este tipo de música", conta Custódio Castelo ao apresentar um álbum mais uma vez centrado no fado. Mas não há só Lisboa num disco que, a espaços, também se passeia por África e vai chegar a várias salas europeias.

A assinalar 30 anos de ligação à música e a reforçar a paixão pela guitarra portuguesa, «Inventus» percorre ambientes de um género caro ao seu autor: o fado, indissociável do seu percurso. 

Contudo, antes de tomar contato com esses domínios, Custódio Castelo e a sua guitarra passaram pela "música de entretenimento", em especial pela morna, que assinalou a sua atuação em diversos bailes. "Quando chego ao fado, venho a perceber muito melhor a morna porque ambos contam a mesma história", recorda o guitarrista ao SAPO Música.

Como esse passado não foi esquecido, um dos temas de «InVentus», «In agradecimento Miss Morna», é dedicado a Cesária Évora, que ao lado de Amália Rodrigues é uma das vozes homenageadas no disco.

Além da vénia a artistas do passado, «InVentus» convida músicos do presente como Carlos Menezes (no contrabaixo) e Carlos Garcia (na guitarra clássica), que compõem o Custódio Castelo Trio juntamente com o próprio. Entre o alinhamento escutamos ainda contribuições de músicos no acordeão, violino, clarinete ou baixo acústico, entre outros.

Depois de ter percorrido várias FNACs por todo o país, «Inventus» será apresentado dentro e fora de portas, visitando salas suecas, gregas ou francesas. Das muitas datas anunciadas, Custódio Castelo destaca o concerto na Casa da Música, no Porto, a 22 de dezembro, onde surgirá acompanhado por um sexteto:

 

retirado do Sapo Música
Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email