Afrobeat, fado e rock tomam conta do Musicbox
Lisboa Capital República Popular é o festival de música de intervenção que regressa à discoteca Musicbox, Cais Sodré, entre quinta-feira e sábado.
Fado, afrobeat e rock são alguns dos géneros musicais que estão ao serviço de uma canção de intervenção e farão parte do festival Lisboa Capital República Popular, que acontece esta semana no Musicbox, em Lisboa.
Pelo terceiro ano consecutivo, aquele espaço organiza uma série de concertos, entre quinta-feira e sábado, em torno dos ideais de Abril adaptados ao atual cenário português, com "veteranos e novos valores", refere o Musicbox.
Este ano foram convidados a fadista Aldina Duarte, que tem novo álbum a caminho, o músico e realizador açoriano Zeca Medeiros, que lançou em 2010 o disco "Fados, Fantasmas e Folias", e Manuel Freire, ligado ao canto de intervenção desde os anos 1970.
A eles juntam-se ainda os Rádio Macau, os Golpes, na companhia de Rui Pregal da Cunha (ex-Heróis do Mar), o hip hop dos Dealema, os Cacique 97, banda afrobeat luso-africana, e o grupo de "spoken word" Social Smokers, com JP Simões como convidado.
Além de Zeca Medeiros, a música tradicional portuguesa marcará presença também com os Velha Gaiteira, projeto de Paul (Castelo Branco) em torno da gaita-de-foles transmontana e das percussões da Beira Baixa.
Três concertos por noite
Serão três concertos por noite aos quais se junta a edição de um jornal este ano dedicado ao tema "liberdade de expressão".
Lisboa Capital República Popular recupera o nome de quatro jornais vespertinos, entretanto desaparecidos, que eram apregoados pelos ardinas nas ruas de Lisboa e que são hoje símbolos de uma época.
Sérgio Godinho, Vitorino e Janita Salomé, Sam the Kid, José Mário Branco, Camané, B Fachada, Samuel Úria e Brigada Victor Jara foram convidados das duas edições anteriores
Via Expresso