Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

«Bicho do Diabo» é o novo álbum dos bANdARRA

Já chegou às lojas o novo álbum dos bANdARRA, «Bicho do Diabo», cujo primeiro single «Vamos à Praia» já tem videoclip que poderão ver mais abaixo.


Produzido e gravado no Capelo (encosta de um vulcão, ilha do Faial), e misturado em Lisboa no Pérola Estúdios, o segundo álbum de originais do grupo açoriano apresenta 14 novos temas, solidamente fundeados no meio do Atlântico.

 

De acordo com o comunicado enviado à imprensa, «a génese (deste álbum) começou em 2011. Quiseram aproximar as sonoridades e transpirações das ilhas às do resto do universo das suas cabeças, transpondo para as canções uma mescla de vivência rural com memória urbana. Para chegarem a este porto, serviram-se das expressões próprias que vivem nas palavras dos ilhéus, deixaram-se alagar pelas referências que já os habitavam e descobriram outras na música tradicional/popular Açoriana e Portuguesa.

 

Mas fizeram mais – espelharam nas canções fragmentos do avesso e do reverso, próprios do indivíduo e do colectivo homem. Escolheram um alvo fácil e alicerçaram uma casa de histórias nessa caricatura mundana, figura transversal às geografias e vivências ocidentais do litoral e do interior, sinónimo popular de rebeldia, da diferença, do sarcasmo mas também do que mais ruim existe.»

 

Contando com a participação de convidados como António Bragança (A Naifa, Radio Macau, Entre Aspas), Zeca Medeiros (canta no «Bicho do Diabo»), Pedro Afonso (toca tracanholas na «Foliona» e canta no «Não és dos nossos»), Pedro Lucas (toca sintetizadores no «Mais ou menos minuto») e Emmanuel Arand (toca banjo no «Zé»), os bANdARRA criaram um «Bicho do Diabo» que, em 2012, vê a luz do sol.

 

Sobre a banda


Os bANdARRA, projecto ilhéu de música portuguesa com braços abertos na cabeça, têm andado desde a sua origem em busca de canções populares que lhes dêem de comer. Servem-se da língua que lhes povoa a boca e de uma panóplia de instrumentos (mais ou menos lusos) para contar histórias das gentes e das coisas. Regam tudo o que fazem com alegria e energia fartas porque, como se diz nas ilhas, nunca viram a tristeza dar de comer a ninguém.

 

Desde 2007 que têm vindo a ser convidados para pisar vários palcos do país (do Porto a Faro, do Faial a São Miguel) destacando-se os da Festa do Avante, da Semana Académica de Faro e São Miguel, dos festivais Dançarilhas e Ritmus, das festas da Semana do Mar, Semana dos Baleeiros e Praia da Vitória.

 

Em 2010, lançaram o seu primeiro álbum, homónimo, que foi bem acolhido pela crítica nacional (Jornal de letras, Time Out, Expresso, Revista Sábado) e que os levou até ao palco do CCB, em Lisboa, no âmbito da primeira edição do Prémio Megafone, para o qual foram seleccionados.

Lançam agora o seu segundo trabalho, «Bicho do Diabo», que está à venda nas lojas Fnac a partir de 23 de abril e poderá também ser adquirido nos locais dos concertos e pela internet no site da banda (www.bandarra.info).

 

Videoclip «Vamos à Praia»

  

 

Via Sapo Música

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email