Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Logo à entrada do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), já se sentia a agitação e o nervoso miudinho de noite de estreia. Ainda na rua, a multidão que se aglomerava à porta e a placa “Lotação Esgotada”, faziam antever uma noite memorável.

 

Um a um, Luís Duarte, João Santiago, Pedro Ferreira, Filipe Ferreira e José Rebola subiram ao palco do TAGV, debaixo de uma forte salva de palmas na cidade que os viu nascer para a música. O tema “Desilusionista” marcou o arranque do concerto dando o mote para as outras treze músicas do novo álbum também desfilaram pelo palco.

 

Neste concerto onde estiveram presentes todos os convidados do disco, à excepção de Viviane que participa no tema “Onde acaba o Oeste?”; o vocalista e letrista do grupo, José Rebola, não esqueceu um agradecimento especial. “Já te disse mais de mil vezes”, este que foi o terceiro tema da noite que, segundo Rebola; “foi o primeiro tema que os Anaquim tocaram graças ao programa Santos da Casa e à RUC” (N.R. - Rádio Universidade de Coimbra). Fausto da Silva e Nuno Ávila, mentores e apresentadores do programa, também estavam nas primeiras filas a aplaudir mais uma das bandas que deram a conhecer ao mundo.

 

Dos convidados da noite, o Quarteto de Cordas foi o primeiro a subir ao palco para tocar em “se eu mandasse”. Como referiu José Rebola, “esta é uma noite especial, vamos ter connosco as pessoas que nos ajudaram a gravar o disco”. Teresa Xavier, Ana Ribeiro e sara Loureiro foram as senhoras que se seguiram nos coros de “A semente do medo”.

 

Quebrando o alinhamento do disco e surpreendendo o público com um novo tema de critica social, os Anaquim interpretaram “Rei da máfia nacional” que estará brevemente disponível para download no facebook do colectivo.

 

Lá mais para meio do concerto surgiu “Desnecessariamente complicado” que dá nome ao disco, chamando a palco Adriano Franco, João Rola e Pedro Santos. A título de curiosidade, José Rebola diz aos fãs (que nesta altura já cantavam a uma só voz quase todos os temas) que o videoclip foi gravado no sótão dos avós.  Aos convidados junta-se Hugo Costa, que acompanha “Nós”; um dos temas mais complexos deste álbum e que se assemelha a uma rapsódia da vida. Logo de seguida em “O jardim”, regista-se outra estreia da noite com Rebola a abandonar a sua guitarra e pela primeira vez na carreira do grupo, apenas dá voz ao tema.

 

Quase na recta final, foi altura para o violinista Pedro Martins acompanhar a banda em “Hoje é um bom dia”. Os Anaquim despediam-se do público com “Livro de reclamações”, num concerto em que não houve motivos de reclamações, novamente acompanhados pelos coros de Teresa, Ana e Sara.

 

Os fãs não os deixaram ir embora e chamaram-nos para dois encores que revisitaram canções mais antigas como o single “As Vidas dos Outros” que deu nome ao primeiro álbum da banda e foi banda sonora de uma série da televisão. Foi, também, nesta altura que se registou outro momento alto da noite com o público a dançar e a sair dos seus lugares formando um comboio que percorreu a plateia do TAGV ao som do genérico infantil de “Tom Sawyer”.

 

Com este novo álbum os Anaquim mostram que estão mais maduros, mas nem por isso menos críticos ou interventivos. Cresceram, estão unidos e aguentaram um concerto sem perder o ritmo apelando à participação de um público que não se fez rogado. Uma nota positiva para a equipa de som e luz. A loja de roupa Mau Maria e o Cabeleireiro Ilídio Design, responsáveis pela imagem da banda também não foram esquecidos nos agradecimentos.
 
O TAGV aplaudiu de pé, como os artistas merecem. A banda fez este fim-de-semana uma apresentação no Hard-Club do Porto e dia 20 toca na MusicBOX em Lisboa.

Não pudemos deixar de reparar que o concerto de apresentação do álbum de estreia “A vida dos outros” foi a 17 de Março de 2010 no TAGV, este concerto de apresentação do novíssimo “Desnecessariamente Complicado” a 16 de Março de 2012… Arriscamos apostar que os Anaquim voltam a esta sala a 15 de Março de 2014!

 

Via HardMúsica

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email