Neste segundo álbum Adriana interpreta pela primeira vez temas que não são de sua autoria, nomeadamente, O que tinha de ser(Vinicius de Morais/Tom Jobim), que dá o título ao álbum e que interpreta a capella, e Acércate más (Osvaldo Farrés).
Todos os restantes nove temas são de sua autoria, cabendo-lhe ainda a responsabilidade pelos arranjos, direcção musical e produção.
Referindo-se à canção de Jobim e Vinicius, Adriana afirmou que é uma das que gostaria ter escrito, e que tentou gravá-la com acompanhamento instrumental, mas optou por um registo a capella«por fazer mais sentido e porque fica mais forte».
«A canção é perfeita e linda de morrer, tinha de fazer justiça à canção e com todas as minhas entranhas, forças e emoções interpretá-la a capella, pois fazia mais sentido para mim», acrescentou.
A opção por temas escritos por terceiros é «outro tipo de satisfação musical e estas são duas canções com as quais me identifico muito», disse a cantora.
Quanto aos temas de sua autoria, afirmou: «As canções vieram de tudo o que eu vivi, de tudo o que eu sou. É mais vida vivida, reflecte o que eu fui apreendendo».
«A temática amorosa está mais presente [que no anterior CD], mas eu sou só o mensageiro», referiu.
A cantora e compositora afirmou que evoluiu muito desde Adriana(2000), o álbum de estreia.
«O que Tinha de Ser aproxima-se muito mais da minha arte e do que sou agora», acrescentou.
Adriana ambiciona que o álbum «chegue o mais longe possível, nomeadamente ao estrangeiro», onde conta vir a actuar.
O álbum será apresentado ao vivo no dia 17 de Março no Auditório do Montepio, em Lisboa. No dia 1 de Maio actuará no palco do Centro Cultural de Belém, sendo ponto de partida para uma digressão nacional.
Adriana conviveu desde cedo com o universo do jazz, é filha do crítico e divulgador José Duarte, estudou música em Lisboa e aos 18 anos rumou para Boston, nos Estados Unidos, onde estudou no Berklee College.
Adriana decidiu estudar fora de Portugal, porque aquela escola e os Estados Unidos reuniam condições essenciais para o percurso que queria fazer na música: «Havia muitas nacionalidades, muitos géneros de músicos», explicou
Retirado de: SOL
Música
PromoOnlyPT - A música Portuguesa no Youtube
Cultura
Sites dos Músicos Portugueses
Músicos Portugueses