Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

 
O álbum, Fado Tradicional, de Mariza é colocado à venda em 21 países na próxima segunda-feira numa edição standard (CD com 12 fados), e numa edição especial (12 fados e dois extra).
 

O disco que, entre outros temas, integra o fado Promete Jura, foi produzido por Diogo Clemente, é o quinto álbum de estúdio da intérprete e foi editado em Novembro em Portugal.

 

Fado Tradicional estará à venda no Reino Unido, Alemanha, Espanha, Áustria, Suíça, Bélgica, Países Baixos, Noruega, Suécia, Polónia, Finlândia, Grécia, República Checa, Hungria, Bulgária, Japão, Austrália, África do Sul, Brasil, Turquia e Nova Zelândia.

 

A digressão internacional que a intérprete iniciou a 2 de Fevereiro na Turquia e envolve espectáculos em 20 palcos de alguns dos países onde o disco é distribuído.

 

No final do mês, o álbum estará disponível em França e Itália. Refira-se que em Dezembro passado a intérprete de Ó Gente da Minha Terra foi condecorada pela França com a Ordem das Artes e Letras, no grau Chevalier.

 

O álbum integra um tema de Fernando Pessoa e dois originais de Diogo Clemente, o qual acompanha a fadista à viola, sendo os restantes acompanhantes Ângelo Freire (guitarra portuguesa) e Marino de Freitas (viola baixo).

 

Em Junho, Fado Tradicional chegará aos Estados Unidos e ao Canadá, países onde Mariza actu regularmente.

 

Tal como o título indica, as melodias que Mariza interpreta são fados tradicionais, como os casos do Fado Sérgio, a solo e em dueto com Artur Batalha, o tema Promete Jura (Maria João Dâmaso/Sérgio Dâmaso), o Fado Alfacinha para o tema de Fernando Pinto RibeiroAs Meninas dos Meus Olhos, ou o Fado Varela para uma letra de Diogo Clemente, Mais uma Lua.

 

De Fernando Pessoa interpreta Dona Rosa, na melodia do Fado Bailarico de Alfredo Marceneiro.

 

Ai, esta Pena de Mim (Amália Rodrigues/José António Guimarães Serôdio) no Fado Zé António, e Na Rua do Silêncio na melodia doFado Alexandrino de Joaquim Campos com letra de António Sousa Freitas, são dois dos temas do repertório de Amália Rodrigues que recria.

Os temas extra da edição especial são Olhos da Cor do Mar de João Ferreira-Rosa e Óscar Alves na música do Fado Amora de Joaquim Campos, e Lavava no Rio Lavava de Amália Rodrigues e José Fontes Rocha.

 

Via SOL

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email