Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também


«Os Fados e as Canções do Alvim»: História do fado em disco duplo

 

Carlos do Carmo, Rui Veloso, Carminho, Marco Rodrigues, entre outros notáveis da música portuguesa, juntam-se numa homenagem a um dos mais carismáticos músicos portugueses: Fernando Alvim.


«Os Fados e as Canções do Alvim» é o disco de tributo ao guitarrista que acompanhou Carlos Paredes durante 25 anos e que chega às lojas a 26 de setembro.

 

Composto na íntegra por Fernando Alvim, «Os Fados e as Canções do Alvim» foram sendo apresentados a vários músicos e intérpretes.

 

O convite feito pelo Mestre foi aceite pelos intervenientes e o resultado é um espantoso disco de originais, num total de 18 Fados e 17 Canções com poemas de vários autores, entre eles Tiago Torres da SilvaAmélia MugeJoão Monge e Manuela de Freitas.

 

O nome do disco foi sugerido por Camané. Foi o ponto de encontro que o fadista encontrou para resumir o trabalho de uma vida de um dos músicos mais importantes da história da música portuguesa.

 

Fernando Alvim é um nome incontornável, não só do Fado mas também da arte de tocar viola. Com um percurso que foi consumindo influências do jazz e da bossa-nova, o músico haveria de encontrar-se com o Fado ainda em tenra idade. Depois a história escreveu-se à viola na companhia de Carlos Paredes, com quem tocou durante 25 anos.

 

Fernando Alvim foi sempre retirando fortes laços de amizade e profissionais de todas as viagens, parcerias e noites de música.

 

Os seus pares, instrumentistas e cantores, foram assinalando o encanto das suas performances. Foram muitos os devotos da forma única de Alvim abordar a música que quiseram estar presentes neste disco-duplo feito de fados e canções.

 

Carlos do CarmoAna MouraCamané, Cristina BrancoRui VelosoCarminhoMarco RodriguesAntónio ZambujoPedro JóiaRão KyaoFilipa PaisRaquel TavaresPedro Moutinho e tantos outros fadistas, cantores e instrumentistas juntaram-se numa das mais bonitas homenagens da música portuguesa nos últimos anos.

 

Documentário com declarações dos artistas que colaboraram no álbum:


Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email