Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Concerto solidário de alunos do mestre António Chainho em Grândola

Os alunos da escola de guitarra portuguesa do mestre António Chainho, em Grândola, sobem ao palco do auditório municipal, no sábado à tarde, para um concerto solidário, cuja entrada é paga com a entrega de bens alimentares.


O espetáculo vai servir para dar a conhecer o trabalho que António Chainho tem desenvolvido com os seus aprendizes desde o início de março deste ano, altura em que a escola foi criada, divulgou hoje a Câmara Municipal de Grândola.

 

Na entrada para o concerto, os espetadores devem contribuir com alimentos, que serão depois distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho, com o objetivo de “proporcionar um Natal mais feliz a quem menos tem”.

 

O Cine Granadeiro Auditório Municipal vai ser o palco do evento, que conta, a partir das 16:00 de sábado, com as atuações dos alunos de guitarra portuguesa e do seu mestre, aos quais se juntam os fadistas Ana Valadas, Luís Gonçalves e Joana Luz.

 

A Escola de Guitarra Portuguesa Mestre António Chainho funciona em Grândola há cerca de nove meses, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (SMFOG), também conhecida como Música Velha, uma coletividade centenária que dinamiza duas bandas e uma escola de música.

 

O projeto nasceu da iniciativa de alguns habitantes de Grândola que aprendiam com António Chainho na escola do concelho vizinho de Santiago do Cacém, de onde o músico é natural, fundada em 2005.

 

Foram estes alunos que lançaram o desafio ao município de Grândola de apostar no ensino da guitarra portuguesa, contou à agência Lusa o consagrado guitarrista, com mais de 45 anos de carreira.

 

O projeto é comparticipado financeiramente pela câmara e beneficia dos melhoramentos introduzidos no edifício da SMFOG pelas obras de requalificação, inauguradas há cerca de dois anos, no âmbito do programa de regeneração urbana do concelho.

 

António Chainho foi o fundador da primeira escola de guitarra portuguesa em Portugal, nos anos 80 do século XX, em Lisboa.

 

retirado do Sapo Música

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email