Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Remix Ensemble faz digressão europeia e grava disco na Alemanha

O agrupamento de música contemporânea da Casa da Música iniciou quinta-feira na Bélgica uma digressão que inclui a gravação de um CD nos estúdios da rádio pública alemã Westdeutscher Rundfunk (WDR).

 

A formação, que comemorou o 13.º aniversário no dia 20 de Outubro, vai apresentar um programa que inclui a estreia mundial de uma encomenda da Casa da Música ao compositor português Luís Antunes Pena e a interpretação da obra que Georg Haas dedicou ao Remix Ensemble.

 

O reportório do programa, que quinta-feira começou a ser executado na cidade belga de Antuérpia, reflecte também a presença da música italiana, num ano em que este é o país tema na Casa da Música - serão interpretadas duas obras de Franco Donatoni, Spiri Souvenir, e de Salvatore Sciarrino,Introduzione all’oscuro.

 

Depois da actuação na sala deSingel, em Antuérpia, o Remix vai tocar no sábado, em Colónia, Alemanha, onde também gravará um disco na rádio WDR. Seguem-se concertos na Philarmonie de Luxemburgo (4 de Novembro) e no Muziekgebow em Amesterdão, Holanda (dia 7).

 

O director artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco, disse à Lusa que “esta digressão do Remix Ensemble por palcos tão prestigiados como as salas de Antuérpia, Colónia, Luxemburgo e Amesterdão é fonte de grande orgulho”. E destacou também de destacar “o facto de esta ser mais uma oportunidade para divulgar internacionalmente a música portuguesa - neste caso, a do jovem compositor Luís Antunes Pena, o que é bem representativo do trabalho continuado que esta instituição tem feito ao longo dos anos”.

 

Desde a sua formação em 2000, o Remix Ensemble apresentou em estreia absoluta mais de 80 obras e foi dirigido pelos maestros Stefan Asbury, Ilan Volkov, Kasper de Roo, Pierre-André Valade, Rolf Gupta, Peter Rundel, Jonathan Stockhammer, Jurjen Hempel, Matthias Pintscher, Franck Ollu, Reinbert de Leeuw, Diego Masson, Emilio Pomàrico, Brad Lubman e Paul Hillier, entre outros.

 

No plano internacional, apresentou-se em Valência, Roterdão, Huddersfield, Barcelona, Estrasburgo, Paris, Orleães, Bourges, Reims, Antuérpia, Madrid, Budapeste, Norrköping, Viena, Witten, Berlim, Amesterdão e Bruxelas.

 

O Remix Ensemble tem já nove discos editados, com obras de Pauset, Azguime, Côrte-Real, Peixinho, Dillon, Jorgensen, Staud, Nunes, Bernhard Lang, Pinho Vargas, Wolfgang Mitterer e Pascal Dusapin.

 

Retirado do Público

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.