A entrega dos galardões volta ao palco do S. Luiz, onde se realizou pela primeira vez, no dia 01 de Outubro de 2005, apresentada pelo locutor José la Feria. Ao longo das diferentes edições, foram cenários da gala, o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a arena do Campo Pequeno e o Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
A lista dos premiados deste ano inclui o guitarrista Carlos Gonçalves, na categoria de Melhor Compositor, as fadistas Gisela João e Maria da Nazaré, respectivamente com os prémios Revelação e Melhor Intérprete, Vasco Graça Moura com o Prémio Autor, e Jaime Santos Jr. com o de Melhor Instrumentista.
O júri, presidido pelo poeta Tiago Torres da Silva, atribuiu este ano uma nova distinção, o Prémio Saudade "Lembrar para Recordar", que celebra a fadista Hermínia Silva, falecida em 1993, e um Prémio Especial ao construtor de cordofones, Óscar Cardoso.
Na 2.ª edição dos prémios, o júri que integrou a actriz Alina Vaz e o poeta José Luís Gordo, entre outros, decidiu também entregar um Prémio Especial ao cantor e compositor da Música de Coimbra, Fernando Machado Soares.
A lista de premiados deste ano completa-se com a fadista Teresa Tarouca, 71 anos, distinguida com o Prémio Carreira, a cantora Maria Bethânia na categoria Internacional, o CD "Fados de Amor", de Rodrigo Costa Félix, como o Melhor Álbum de Fado do Ano, e o de Divulgação que distingue a Rádio Alfa, de Paris.
Segundo o mesmo comunicado, a gala conta com a participação dos fadistas Maria da Nazaré, Gisela João, Ricardo Ribeiro e Cristina Nóbrega e, "de forma especial e ao piano, a interpretação de 'Medo', tema de Amália, por Júlio Resende, integrante do Projecto Amália - com uma projecção em tela".
"Tiago Torres da Silva irá interpretar uma peça do reportório de Hermínia Silva", segundo a mesma fonte.
Os Prémios Amália Rodrigues são uma iniciativa da Fundação Amália Rodrigues, instituída por vontade testamentária da fadista falecida em Lisboa, a 06 de Outubro de 1999.
Entre os distinguidos nas edições anteriores conta-se os fadistas Camané, Maria Amélia Proença, Maria da Fé, Carminho, Mariza, Mísia e Ana Moura, o poeta e compositor Mário Moniz Pereira, o poeta Mário Raínho, o Museu do Fado, o pianista e compositor Bernardo Sasseti, a maestrina Joana Carneiro e os investigadores Rui Vieira Nery e José Manuel Osório.
Retirado do Sol