Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

MLER IFE DADA - Um Regresso Fascinante - CCB Grande Auditório 14 Fevereiro

 

Em 1984, uma maquete com uma misteriosa canção em português, bastante diferente das que se costumavam ouvir na época, começou a passar na rádio. A canção chamava-se “Nu Ar” e as primeiras palavras que se ouviam eram as seguintes:

 

 “Mler ife Dada dir-lhe-á:

 

irei vida nova em ô e á,

 

virá rádio jovem, céu azul,

 

amar, zunir, pintar um vai-vem”


Assim surgiram pela primeira vez ao público, os Mler ife Dada, banda fundada por Nuno Rebelo. E, se bem que nesta fase inicial as palavras e a voz fossem de Pedro d'Orey, foi quando Anabela Duarte se tornou na cantora dos Mler ife Dada que a banda iniciou o seu percurso mais relevante com a gravação de dois álbuns absolutamente inesperados - "Coisas que Fascinam" (1987) e “Espírito Invisível” (1989) – e a realização de concertos extraordinários que ainda perduram na memória de muita gente.

 

Em 2014, os Mler ife Dada voltam de novo a alguns palcos para a celebração dos 30 anos de uma banda que, pela sua criatividade e originalidade, se tornou um grupo de referência e de culto na música portuguesa. Na liderança do projeto mantem-se Nuno Rebelo e Anabela Duarte, dupla que constituiu igualmente o núcleo criativo dos Mler ife Dada, nos anos 80.

 

Para além de Anabela Duarte na voz e de Nuno Rebelo na guitarra, os novos Mler ife Dada contarão ainda com os músicos Francisco Rebelo (Orelha Negra, Cool Hipnoise) no baixo, Filipe Valentim (Rádio Macau, Wordsong) nos teclados e Samuel Palitos (Rádio Macau, A Naifa) na bateria. Esta formação será ainda completada com a inclusão, e pela primeira vez, de um trio de sopros e um trio de cordas, pelo que se esperam surpreendentes e fascinantes versões das canções de sempre dos Mler ife Dada.

 

A nova imagem dos Mler ife Dada foi criada por um grupo de colaboradores que respondeu visualmente ao apelo da música e à exuberância dos espectáculos. Rita Filipe, criadora das espectaculares roupas de Anabela nos anos 80 e Sérgio Rebelo, um dos arquitetos dos memoráveis cenários e capas das edições dos Mler ife Dada, voltam de novo a colaborar com a banda, que conta também com a designer de moda Lídija Kolovrat e a fotógrafa Luísa Ferreira, entre outros.

 

O primeiro concerto de celebração dos 30 anos dos Mler ife Dada acontecerá no dia 14 de Fevereiro de 2014 no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, seguindo-se um conjun­to limitado de concertos pelo país durante o próximo ano, em datas a anunciar. Os bilhetes para o CCB já se encontram à venda nos locais habituais.

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email