Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Feira de Santiago

 

A Serra da Arrábida dá a tónica a esta edição da Feira de Sant’Iago, certame a realizar entre 20 e julho e 4 de agosto, nas Manteigadas, em Setúbal, com mais de quarenta concertos, diversões, gastronomia e novos espaços temáticos.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Parque Sant’Iago, tem como cabeças de cartaz Deolinda, David Carreira, António Zambujo, Blasted Mechanism e Anjos, além de Rita Guerra, cujo espetáculo pode ser visto logo na noite de abertura do maior certame regional a sul do Tejo.

 

“A grande festa dos setubalenses está de volta, sem esquecer as suas tradições, mas afirmando-se como uma festa moderna, que sabe e deve renovar-se”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na apresentação do programa, hoje à tarde, na Casa da Baía.

A autarca, sublinhando a importância da Feira de Sant’Iago para a promoção do que melhor existe na região, destacou a temática do certame. “Este ano mostraremos com detalhe uma das nossas maiores riquezas. Associamos a divulgação da nossa Serra-Mãe no contexto da candidatura da Arrábida a Património Mundial da Unesco.”

Durante 16 dias, o tema “À Luz da Arrábida”, retratado num pavilhão próprio, instalado perto da entrada junto da Escola Secundária D. Manuel Martins, dá conta das várias vertentes pelas quais a serra deve ser considerada um tesouro a usufruir e preservar pela humanidade.

 

“Este será mais um excelente motivo para ir à feira, para que voltemos a bater recordes de visitantes, como aconteceu em 2012, quando cerca de 410 mil pessoas visitaram o certame”, reforçou Maria das Dores Meira, adiantando mais algumas novidades desta edição.

 

Ao lado do pavilhão sobre a Arrábida fica um espaço do artesanato, uma das novas áreas presentes da Feira de Sant’Iago, que conta, igualmente, na zona do miradouro, com uma feira medieval, com algumas atividades pagas, que inclui um acampamento civil e militar, um mercado, torneios, ceias e artes performativas.

 

Já no pavilhão Setúbal Contemporânea, subordinado ao tema “Participação e Cidadania”, é feita uma retrospetiva do percurso de Setúbal nos últimos quatro anos, com referências aos projetos implementados pela Câmara Municipal durante o atual mandato.

 

No recinto instalado nas Manteigadas marcam presença mais de três centenas de feirantes, assim como algumas empresas que voltam este ano à feira, comprovando a importância deste certame no panorama nacional.

 

Durante 16 dias, há divertimentos, gastronomia, animação e momentos musicais, num cartaz que inclui, no Palco Setúbal, o principal do recinto, nomes como Trio Odemira, More Than a Thousand, Wraygunn, Ana Laíns, Miguel Araújo, Celina da Piedade, João da Ilha e José Malhoa.

 

“Outra das novidades deste ano é a introdução de uma área junto do palco principal, na qual o público pode conviver e interagir de perto com os artistas, também com sessões de autógrafos”, revelou o coordenador-geral da Feira de Sant’Iago, Sérgio Mateus.

 

Numa iniciativa promovida pela rede social Facebook, a organização vai realizar concursos que dão a oportunidade de alguns grupos de pessoas, com número limitado, de visitar os camarins dos artistas e de conhecer os bastidores do palco Setúbal.

 

Já o Palco Mundo está reservado para espetáculos dinamizados por artistas da cidade e da região, com noites de fado e sonoridades tradicionais, música multicultural por associações de imigrantes sediadas no concelho setubalense e momentos de animação teatral e de dança.

 

Do programa da Feira de Sant’Iago 2013, além de atuações de teatro de rua, de eventos desportivos no Pavilhão Municipal das Manteigadas e de aulas abertas de grupo no recinto, faz parte uma tourada, a realizar a 3 de agosto, na Praça de Touros Carlos Relvas.

 

A Feira de Sant’Iago, a celebrar este ano 431 anos de existência, adiantou Sérgio Mateus, “segue a linha de conceção iniciada em 2010, com as contratações de artistas fechadas muito cedo, que permite a redução de custos, nalguns casos muito significativo”, acrescentando: “Apesar de ainda não estar fechado, o orçamento deste ano poderá ser um dos mais baixos de sempre.”

 

Com inauguração no dia 20 de julho, às 20h00, o recinto funciona das 14h00 à 01h00 de domingo a quinta-feira, encerrando às 02h00 às sextas e sábados. A programação completa está disponível em www.feira-santiago.org.

 

Cartaz do Palco Setúbal

 

JULHO

Dia 20, Sab
22h00 – Rita Guerra

 

Dia 21, Dom
22h00 – Quim Gouveia Rock’n’Roll
23h00 – Trio Odemira

 

Dia 22, Seg
22h00 – More Than a Thousand
23h00 – Hills Have Eyes

 

Dia 23, Ter
22h00 – “Viagem ao Mundo da Música”, com Carla Ribeiro, Noah, Ana Rita Inácio, Telmo Neto, Filipe Delgado e Be4rs

Dia 24, Qua
22h00 – David Carreira

 

Dia 25, Qui
22h00 – Noite de Bandas Jovens, com Mundo Escuro, Surveillance e Skills and the Bunny Crew

Dia 26, Sex
22h00 – Wraygunn

 

Dia 27, Sab
22h00 – Ana Laíns
23h00 – Miguel Araújo

 

Dia 28, Dom
20h30 – Dia das Famílias – Winx e Vila Moleza
22h00 – Leandro

 

Dia 29, Seg
22h00 – Bandas Rap

Dia 30, Ter
22h00 – Blasted Mechanism

 

Dia 31, Qua

21h30 – Noite de fado setubalense, com Georgette de Jesus, Piedade Fernandes, Deolinda de Jesus, Maria Madalena, Inês Duarte, Fernando Machado, Ramiro Costa, Luís Moreno, Diana Soares e Pedro Calado. Os fadistas são acompanhados à guitarra e viola por Custódio Magalhães e Vítor Pereira

 

AGOSTO

Dia 1, Qui
22h00 – José Malhoa

 

Dia 2, Sex
22h00 – João da Ilha
23h00 – Deolinda

 

Dia 3, Sab
22h00 – Teresa Lopes Alves
23h30 – António Zambujo

 

Dia 4, Dom
22h00 – Celina da Piedade
23h00 – Anjos

 

Retirado de Local.pt

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email