Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

cultural.jpg

 

 

Chaves, Fafe e Ílhavo. Três cidades que podem à partida parecer distantes de tão variadas formas. No entanto, é da junção de forças destes municípios que nasce uma nova forma de fazer cultura em Portugal.

A premissa é simples: tornar a cultura algo de acesso uniforme e que possa crescer de forma desenfreada com a comunidade que a acolhe. Um crescimento não dependente de fatores geográficos, políticos ou estratégicos e que está ao acesso de todos.

Desta forma, e assumindo esforços com quem partilha os mesmos ideais, a INDIEROR, pequena produtora cultural atrás dos montes a norte, criou um Circuito Cultural Alternativo com o Município de Fafe (Valter Lobo – músico) e as 23 Milhas - projeto cultural do Município de Ílhavo (Luís Ferreira), a fim de levar a estes pontos artistas e espectáculos que geralmente hesitam em atuar em centros mais pequenos e de difícil acesso; e evitar a centralização cultural nos grandes pontos urbanos, criando alternativas de qualidade.

A ideia nasceu de conversas e de desabafos assentes em frustrações comuns: conversas sobre o interior, a desertificação, a desigualdade do panorama cultural em Portugal e a utopia que seria criar um novo paradigma - um novo caminho para a cultura no país, que tenha como base a união daqueles que se têm habituado a ser uma escolha inferior.
Para já os municípios envolvidos são três, mas a ideia é que mais se possam juntar, a fim de garantir uma rede sólida e que permita a criação de propostas de maior dimensão.

 
A ideia é recente, mas resultou já na vinda, ao nosso país, do oscarizado músico Glen Hansard, na companhia do guitarrista que acompanhou Leonard Cohen nos seus últimos anos, Javier Más.

O músico apaixonou-se pela ideia e recusou concertos em Lisboa e Porto, como forma de dar força a um projeto criado, para já, em cidades que considerou "absolutamente especiais".
Este mês, o britânico John Smith e o irlandês Tiger Cooke tocam nas três cidades, entre os dias 12 e 14 de maio.
Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.