Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

acert.jpg

 

A BANDA E A CANÇÃO
Concerto de Gala da Sociedade Filarmónica Tondelense
Concerto


Local:  Auditório 1
Data/Hora:  Sex, 22 abr'16 às 21:45
Local:  Auditório 1
Data/Hora:  Sáb, 23 abr'16 às 21:45

 

Preço: 5 €

Na celebração dos 40 anos da ACERT que mais significativo poderá ser realizado do que um grande Concerto de Gala da Sociedade Filarmónica Tondelense

A Sociedade Filarmónica representou ao longo dos seus 114 anos de existência o lugar pioneiro no campo artístico de Tondela. Foi, até início dos anos setenta do século anterior, a única instituição que com maior longevidade, ocupou o lugar cimeiro no campo da formação musical dos habitantes do Concelho. Ao longo de muitos anos, demonstrou ser a única alternativa que perdurou no ensino artístico e nas atuações musicais com diversos carizes com que representava a população do Concelho. A nossa Filarmónica. Os nossos músicos. O que era genuinamente local e Concelhio. Nas romarias, nas procissões, nos atos solenes e nos coretos, a sua música encantava quem a interpretava e do povo que a tinha, emocionalmente, como sua paixão íntima, quase familiar.

Desde a sua existência, a ACERT também teve a honra de contar com a Sociedade Filarmónica por prezada companheira: desfile do 1º de Maio nos primeiros anos da sua existência; na abertura do Espaço Cultural da ACERT no Hospital Velho, desfilando até junto da entrada onde magistralmente atuou, num ato de reconhecimento da ACERT por ser uma memória que dignificou culturalmente uma terra. Como um exemplo vivo do que a ACERT desejava aprender: persistência, amor pela arte, empenho e dedicação.

Muitos momentos memoráveis se repetiram: concerto na tenda de circo, participação da Filarmónica nos espetáculos teatrais “Faldum” e “Em Viagem” e, mais recentemente no concerto de celebração do 500 Anos do Foral de Tondela organizado pela ACERT com a participação especial de Ana Bacalhau, Filipe Melo, Samuel Úria, Pedro Santos, A Cor da Língua ACERT e o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela.

Momentos partilhados com uma causa comum: contribuir no distribuir de felicidade e auto estima da população e do público. Afirmar culturalmente todo um Concelho.




A Canção É uma forma de expressão musical escrita para voz.
A Canção PODE ser interpretada a uma ou mais vozes. Homem ou Mulher.
A Canção PODE ser acompanhada por instrumentos.
A Canção PODE até ser acompanhada por dança.
A Canção PODE ser composta sobre os mais variados temas ou textos.
A Canção PODE animar, informar, embalar, solenizar, intervir...
A CANÇÃO VAI ser o tema do Concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Tonde-lense, que traz a palco um espetáculo recheado de convidados.
A CANÇÃO VAI ser rainha numa celebração pelos seus vários géneros: fado, inter-venção, latina, metal, pop, rock.

Bilhete solidário com preço único: 5 €
A reverter para a Sociedade
Filarmónica Tondelense




Ficha Técnica


Flautas: Estela Pinto e Tânia Borges
Clarinetes: José António, Inês Figueiredo, Barbara Figueiredo, Carolina Rodrigues, Patrícia Molchanova, Carolina Antunes, Ana Sofia Mateus, Rita Santos, Beatriz Rebelo, Vitória Martins, Lara Fernandes
Saxofones: João Nunes, Hilário Ferreira. Gabriel Carvalho, Afonso Viana, Joana, Inês, Dina Silva, Isabel Costa
Trompetes: José Gomes da Silva, Francisco Viana, Pedro Oliveira, David Borges, Rui Silva, Rafael Figueiredo, Vasco Chaves, Rui Coimbra Silva, Tomás Carvalho
Trompas: Nádia Meireles, Rodrigo Brito, Daniel Louro
Trombones: Cláudio Pereira, João Almeida, David Nunes, David Teixeira
Bombardinos: Francisco Coutinho
Tubas: Carlos Vale, Fernando Louro
Percussão: Daniel Figueiredo, Cristina Veloso, António Borges, Filipe
Piano: Pedro Figueiredo, Viola Baixo, António Coelho
Maestro: Mário Meireles Cruz
Vocalistas e Músicos Convidados:
Sandra Martins -Voz
Carlos Lima -Voz
José Cardoso -Voz e viola acústica
Nuno Correia -Guitarra Elétrica

Historial
Fundada em 12 de Setembro 1902 e reorganizada em 1920, a Sociedade Filarmónica Tondelense tem um historial extremamente rico, como praticamente todas as coletividades, momentos menos prósperos, mas no âmbito geral o saldo é altamente positivo.


“Filarmónica Tondelense – alguns cavalheiros d’esta villa tratam de reorganizar esta simpática instituição, que dentro em poucos dias estará em condições de vida. Uma comissão se encarregará de fazer cumprir os compromissos dos sócios, dirigindo-os em tudo o que não disser respeito à arte musical. Temos pois a satisfação de afirmar que ressurge a Filarmónica Tondelense, escudada pela muito boa vontade dos indivíduos que a compõe e ainda d’aquelles que se impuseram o encargo de dirigil’a.”


Jornal Atalaia de Besteiros, n.º 62, de 9 de Novembro de 1890


Mais de 100 anos tem a Filarmónica Tondelense, como se pode verificar neste texto de 1890. Não é fácil concretizar dados que delimitem com exactidão as origens da nossa Filarmónica Tondelense. Como todas as instituições, muitas vezes nascem como resultado de boas vontades e organizam-se à custa de uns tantos sacrifícios. A nossa Filarmónica passou por altos e baixos, parando hoje para ressurgir amanhã, e sempre Tondelenses de alma dura se uniram para que não acabasse o que tão belo se havia mantido. E que a nossa banda não era uma qualquer: ela era nossa e representava muito na vida da nossa região.


A SOCIEDADE FILARMÓNICA TONDELENSE foi reorganizada em Maio de 1920 e é hoje a afirmação dos objectivos dos seus fundadores.


A sua Banda, possuindo actualmente cerca de 50 elementos (com idades compreendidas entre os 13 e os 75 anos), vem actuando de norte a sul do País.


Possui também uma escola de música com cerca de 80 alunos, com aprendizagem de Formação e vários instrumentos musicais.

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.