Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

O festival internacional de folk MUN'Danças vai realizar-se em segunda edição em 2013, e a organização quer reunir um conjunto de apoios que assegurem a sua sustentabilidade.

 

«Em finais de Setembro será apresentado o conceito do MUN'Danças 2013 em toda a sua extensão, o qual servirá de base a uma candidatura a fundos comunitários a ser articulada com a Câmara Municipal de Coimbra», revelou à agência Lusa o seu coordenador geral, Nuno Martins.

 

O palco para as actividades de dança e música folk voltará a ser a Praia Fluvial de Torres do Mondego, onde este ano já foram investidos cerca de 70 mil euros em infra-estruturas fixas, numa ponte sobre o rio, no sistema eléctrico, instalações sanitários e soluções para evitar barreiras arquitectónicas.

 

No entanto, Nuno Martins, não afasta a possibilidade de o MUN'Danças ter mais do que um pólo junto ao Mondego, como esteve previsto para a edição deste ano, em Aldeia Viçosa, Guarda, que acabou por não se concretizar.

 

«A presença reforçada do rio nas actividades e nos espaços afectos ao festival será um convite dirigido aos participantes provenientes de todo o país e da Europa a umas mini-férias balneares em contacto com a Natureza», observou, recordando que nesta primeira edição estiveram já envolvidos artistas de oito países do Sul e Leste europeus.

 

No entendimento de Nuno Martins, «o foco no tema da água permitirá seguir e reforçar a linha de sustentabilidade e de festival ecológico - saudável sem plásticos e sem poluentes e sem ‘fast food' - seguida na primeira edição e que foi dos aspectos mais sublinhados pelos participantes».

 

O festival internacional de folk MUN'Danças, que decorreu entre 26 e 29 de Julho últimos, em Coimbra, na Praia Fluvial de Torres do Mondego, contou com treze bailes e concertos, envolvendo artistas portugueses e estrangeiros, dez oficinas de danças do mundo, com mercados solidários, de artesanato e produtos biológicos, e com espaços de meditação, yoga e para crianças.

 

A vertente ecológica foi uma forte aposta, que se manterá para as próximas edições. No recinto da festa foi interdito o uso de utensílios em plástico, e as refeições foram tomadas em biodegradáveis ou em louças. As bebidas foram servidas em púcaro metálico que cada um transportava à cintura. Para a higiene pessoal foi criado um kit de «fabrico caseiro». Quem viajou de bicicleta, utilizou transportes colectivos ou aderiu ao sistema de transporte partilhado teve um desconto no bilhete de ingresso.

 

O MUN'Danças foi também o primeiro festival a utilizar um invento patenteado pelo designer Miguel Neiva, um sistema de identificação de cores para daltónicos nas pulseiras coloridas, que funcionaram como 'bilhete' de acesso ao festival.

 

Seis dezenas de voluntários de vários países ajudaram à organização, e o areal da praia fluvial serviu ainda para montar um acampamento para artistas e participantes.

 

A sua organização coube à Associação de Projecto e Desenvolvimento do Parque Patrimonial do Mondego, instituição que pretende valorizar o património material e imaterial ligado ao rio e às populações ribeirinhas.

 

Retirado do Sol

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email