Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

Festival Bons Sons celebra música portuguesa em agosto

 

A aldeia de Cem Soldos, no concelho de Tomar, vai acolher oFestival Bons Sons entre 16 e 19 de agosto. Desde a sua primeira edição, em 2006, que o evento encontra motivo de encontro e de celebração na música portuguesa, nas suas diferentes valências e manifestações, juntando nos seus palcos artistas consagrados e emergentes de diversas origens e variadas linguagens musicais.

 

Aproveitando o momento de particular vitalidade da música portuguesa, o Festival Bons Sons associa-se e apoia a divulgação de novos projectos musicais portugueses que assumem influências de outras paragens. A cantautoria deMárcia, na sua cumplicidade com o tropicalismo e a bssa-nova, e de Nuno Prata, no registo privado e biográfico, são exemplos dessa permeabilidade. Da mesma forma que o são a interligação com as linguagens do punk e do rock por grupos como Linda MartiniOs Passos em VoltaLousy GuruOs Velhos, ou as histórias contadas por Capitão Fausto e por You Can’t Win, Charlie Brown. As recentes presenças no panorama nacional partilham o festival com outros nomes que vivem há mais tempo a música portuguesa como espaço de comunicação além-fronteiras, tais como Legendary Tiger Man eMaria João & Mário Laginha.

Este festival celebra simultaneamente as raízes tradicionais da música portuguesa, transportadas para o presente com a riqueza do olhar de quem as perpetua. Pé na TerraXícara e ATMA criam os novos ritmos da folk portuguesa e a presença de Vitorino traz consigo mais de 40 anos de música para a aldeia de Cem Soldos. No ano em que o fado foi declarado Património Mundial, a alma portuguesa é materializada nos concertos deAntónio Zambujo, de Aldina Duarte e com o aguardado regresso d’A Naifa.

 

O evento garante ainda momentos mais intimistas em que o instrumento musical assume o protagonismo. Teremos a oportunidade de escutar de perto a guitarra de Filho da Mãe, as baterias de PAUS, o acordeão deCelina da Piedade e o piano de Joana Sá. A polifonia da música portuguesa é ainda temperada num encontro colorido com as cores de Espanha (o país convidado), trazidas por El Naán e Vigüela.

 

Os novos territórios da música são explorados e experimentados por Gala DropMikado Lab e Gabriel Ferrandini & Pedro Sousa. Cada uma das noites (longas) termina com uma identidade muito própria, apresentada por YechidahBatidaJoão Gomes Bento 17.

 

A ligação do Festival BONS SONS com as linguagens mais tradicionais é reforçada, nesta edição, com a parceria com A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP). A proximidade destes dois projectos permitiu criar mais um espaço no festival, que explora as potencialidades da música portuguesa na sua vertente mais informal, com a projecção de vídeos e a dinamização de um palco específico com diferentes propostas e sonoridades musicais: Cosie Cherie, Carlos BatistaAbaixonadoJoana EspadinhaCanto HondoGobi BearRafael CarvalhoMartim Torres e Birds are Indie.

 

O Festival Bons Sons’12 traz para este Verão cerca de 60 horas de música, em 42 concertos musicais, distribuídos por seis palcos. Estão ainda agendadas outras actividades paralelas, como espectáculos performativos, uma exposição colectiva, feira de marroquinarias, apresentação de curtas-metragens, entre outras.

 

Retirado de Sapo Música

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email