Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

A Música Portuguesa

Em terras Em todas as fronteiras Seja bem vindo quem vier por bem Se alguém houver que não queira Trá-lo contigo também

28 Set, 2011

Sintra Misty 2011

 

Sintra Misty 2011

 

 

O Sintra Misty de 2011, a decorrer de 13 a 23 de outubro no Centro Cultural Olga Cadaval, trará diversas novidades, estreias em solo português de novos projetos tanto nacionais como internacionais, bem como uma mostra de cinema dedicado à música e uma série de outras iniciativas pensadas para, uma vez mais, colocar a música no centro das atenções.

 

Festival assumidamente alternativo na forma como programa o seu cartaz, o Sintra Misty volta a explorar a arte eternamente renovada da escrita de canções.

 

Entre os destaques deste ano, sublinhe-se, por exemplo, a presença de Stuart A. Staples, vocalista dos Tindersticks, que apresenta a solo pela primeira vez em mais de cinco anos, trazendo na bagagem canções que elevaram a sua voz até ao estatuto de culto, mas também novas criações que aí terão estreia absoluta.

 

Ou também a atuação dos Dead Combo, que apresentarão no Sintra Misty o do seu mais recente projecto,«Lisboa Mulata». Ou ainda o espetáculo intimista de John Grant, acompanhado apenas por um teclista, a apresentar o álbum «Queen of Denmark», considerado pela revista «Mojo» como o melhor do ano.

 

Sara TavaresThe Legendary TigermanMazganiSean Riley & The Slowriders e Jay-Jay Johansonsão outros nomes presentes no festival.

Saiba mais sobre o cartaz e programa do Sintra Misty no site oficial.

 

 

Cinema no Sintra Misty


As Misty Sessions da edição 2011 do Festival Sintra Misty, que tomará conta do Centro Cultural Olga Cadaval entre 13 e 23 de de outubro, prestam este ano homenagem à ponte tantas vezes atravessada entre a música e a sétima arte com uma série de exibições de filmes que exploram essa ligação.

 

Estas Misty Sessions vão incluir exibições, por exemplo, do filme «Joy Division», um documentário premiado que inclui depoimentos dos membros sobreviventes da banda e imagens inéditas do grupo de Ian Curtis e que tem argumento do grande jornalista britânico Jon Savage e é dirigido por Grant Gee.

 

Outro documentário integrado nesta mostra é «Dream of Life» que Steven Sebring concebeu como um íntimo retrato dessa portentosa artista que é Patti Smith. Um documentário fundamental para se compreender uma das mais importantes artistas das últimas décadas. Peter Gabriel é outra das lendas vivas que surge nestas Misty Sessions por via da exibição do seu filme concerto «New Blood» que o mostra em palco frente a uma orquestra e que é simplesmente arrebatador.

 

Também há ficção nas Misty Sessions: «I’m Still Here», o aclamado filme de Casey Affleck com Joaquin Phoenixque conta a suposta transformação de um actor de Hollywood em estrela rap de recorte singular, pensado como um documentário mas que na verdade é uma reflexão sobre os mecanismos do star system; outro filme que recebeu aplausos, «9 Songs» com um argumento que mostra bandas como os Black Rebel Motorcycle Club e Primal Scream em palco; ou «De Tanto Bater o Meu Coração Parou», de Jacques Audiard, sobre a música como linguagem universal.

 

A última adição às Misty Sessions vem pela mão de um dos cabeças de cartaz do festival, The Legendary Tigerman, homem de talentos reconhecidos não apenas com uma guitarra na mão, mas também com uma câmara de Super 8.

 

À programação é assim acrescentado uma série de material ligado ao universo explorado em «Femina», o aclamado álbum que Legendary Tigerman editou em 2009: são 10 curtas com figuras como Ásia Argento,Rita Redshoes ou Peaches como protagonistas e ainda um «road movie» de uma hora, parte de um corpo de trabalho já exibido em vários festivais internacionais.

 

Eis o cartaz completo das Misty Sessions:

- Dia 14, às 19:00 – Peter Gabriel New Blood (estreia)
- Dia 15, às 18:30 – I’m Still Here
- Dia 16, às 18:30 – De Tanto Bater o Meu Coração Parou
- Dia 21, às 19:00 – Patti Smith Dream Of life
- Dia 22, às 18:30 – 9 Songs
- Dia 23, às 16:00 – Curtas de The Legendary Tigerman e «On The Road To Femina»
- Dia 23, às 18:30 – Joy Division

 

Retirado de Sapo Música

Quer ver a sua banda ou espectáculo divulgados aqui?,
envie um email para: olharparaomundo (arroba) sapo.pt
Se tem alguma letra que eu não tenha encontrado, pode enviar para o mesmo email

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.